27 de abril de 2024
Início » Angela Brito Deslumbra na SPFW com Romaria, uma Ode à Dança Cultural e ao Retorno às Origens

Angela Brito Deslumbra na SPFW com Romaria, uma Ode à Dança Cultural e ao Retorno às Origens

São Paulo, outubro de 2023 — Angela Brito, renomada estilista, encantou o São Paulo Fashion Week com sua mais recente criação, Romaria, uma coleção que mergulha nas festas religiosas de Cabo Verde e do Brasil, explorando o intrigante movimento entre aqueles que partem e retornam.

Durante as festividades de romarias religiosas, especialmente nas ilhas de Cabo Verde e em diversas cidades brasileiras, os filhos que migraram retornam à sua terra natal. Esta inspiração dá vida à coleção, que questiona como esse ciclo influencia o comportamento cultural, especialmente na moda, entre os que permanecem e os que retornam.

A dança entre quem volta e quem fica se transforma em uma exibição de moda, onde a música se traduz em roupas. A coleção Romaria, composta por 30 looks atemporais, explora tons neutros com toques de verde, azul claro e cinza. Utilizando materiais como algodão, tecido tecnológico memory de poliamida e o pano de tear caboverdiano Panu di tera, a coleção tem uma harmonia entre o tradicional e o moderno.

Detalhes inspirados em elementos de igreja e referências ao monastério surgem sutilmente em algumas peças, enquanto acessórios como lenços, bolsas e sandálias completam o visual, incluindo o uso de sibitchi, uma pedra tradicional de Cabo Verde.

A colaboração com o artista Maxwell Alexandre resulta em quatro peças estampadas, adicionando uma camada de significado à coleção. O artista destaca a importância de sua contribuição, enfatizando a interseção entre arte e moda na expressão de identidades.

Angela Brito não se limita às festas cabo-verdianas; sua inspiração abraça eventos tradicionais brasileiros, como Círio de Nazaré, Bom Jesus da Lapa, Romaria de Padre Cícero e festas de São Jorge. A moda de Angela é “afrocosmopolita”, um diálogo constante entre o novo e o antigo, o contemporâneo e as raízes, onde as roupas contam histórias de pertencimento em evolução.

A apresentação contou com a participação da Havaianas, incorporando sua autenticidade brasileira ao desfile. Além disso, o Senac, Grupo JCA/Cometa, Padaria Pão do Pai, Hotelaria Charlie, Vicunha e Cataguases contribuem com apoio e infraestrutura.

Angela Brito revelou sua fascinante coleção Romaria no dia 11 de novembro, às 14h30, no Iguatemi São Paulo, com uma celebração da cultura, da moda e da conexão entre identidades brasileiras e cabo-verdianas. O Desfile de contou com a presença de grandes influenciadores como Malu Borges e sua mãe Márcia Borges.

Por Ariane Ponce/Thenews2