30 de abril de 2024
Início » Moda Brasileira Celebra 150 Anos do Jeans em Desfile Exclusivo no SPFW

Moda Brasileira Celebra 150 Anos do Jeans em Desfile Exclusivo no SPFW

A Marca Sou de Algodão no SPFW N56. Foto: Leco Viana/Thenews2

Iniciando o segundo dia de São Paulo Fashion Week (SPFW) no Komplexo Tempo, foi com a marca Sou de Algodão com uma homenagem emocionante ao icônico tecido denim, o um desfile incrivelmente em comemoração aos 150 anos de história do jeans. Com a assinatura do renomado Paulo Borges, criador e diretor do evento, e o talento do estilista Paulo Martinez encarregado do styling, o evento promete surpreender os amantes da moda.

Os mestres da moda nacional de denim, como Amapô, David Lee, Dendezeiro, Heloísa Faria, Korshi 01, Martins, Ronaldo Silvestre, Thear e Weider Silveiro, se uniram para exibir suas criações no desfile. Um total de 40 looks exclusivos, resultado de uma colaboração entre o Sou de Algodão e o SPFW, serão apresentados, destacando a versatilidade e o brilho do algodão brasileiro.

Por trás das cortinas, 19 empresas, incluindo tecelagens, fiações, malharias e confecções, juntamente com oito artesãos talentosos, contribuíram para a execução perfeita das peças. Paulo Borges demonstrou nesse desfile que o objetivo não é apenas mostrar as inúmeras possibilidades de uso do denim, mas também ressaltar o algodão brasileiro como um dos melhores do mundo. 

“O jeans, além de ser um produto urbano e atemporal, representa uma expressão em constante movimento, refletindo os novos comportamentos”, afirmou.

A cenografia, seguiu a mesma linha de raciocínio, transportará a audiência para um cenário lúdico e imagético, fundindo a poesia da natureza com a modernidade urbana. 

“Estar presente mais uma vez na passarela do SPFW é uma honra para o movimento Sou de Algodão”. 

Desde sua criação em 2016, o movimento tem ganhado força e destaque, ressaltando a importância da fibra nacional. Ao unir moda, arte, história e criatividade, conseguiram despertar a atenção do público e do mercado, que estão cada vez mais receptivos ao uso de peças conscientes e responsáveis, de acordo com Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão.

O desfile mostrou de forma espetacular o legado duradouro e à versatilidade atemporal do denim, celebrando não apenas uma peça de vestuário, mas também a herança cultural e o futuro vibrante da moda brasileira.

Fechando o segundo dia de desfiles do SPFW no Shopping Iguatemi, tivemos a renomada estilista cearense Marina Bitu, conhecida por sua abordagem inovadora das raízes culturais locais, apresentou sua mais recente coleção, intitulada “FUNGUS”, no prestigiado evento. Após sua anterior incursão no universo pitoresco de um hotel fortalezense dos anos 20, Marina agora mergulha nas complexidades científicas das leveduras, bolores e cogumelos, oferecendo uma reflexão sobre a regeneração e perpetuação das espécies.

O cerne da coleção remonta à descoberta de um fóssil de cogumelo no Brasil, datado de cerca de 120 milhões de anos, encontrando-se no herbário da Universidade Federal de Pernambuco. Inspirada por essa descoberta, Bitu aprofundou-se no estudo do reino dos fungos, destacando sua importância na renovação e reprodução, o que a levou utilizar cores que remetem aos fungos como salmão e marrom com plissados remetidos aos analogia aos fungos e sua força e resiliência focados no universo feminino.

Mantendo suas raízes firmes na cidade de Várzea Alegre, berço da cultura sertaneja no Cariri, Marina busca constantemente integrar elementos culturais e históricos em suas criações, transcendendo fronteiras e estereótipos.

Sob o olhar aguçado da designer, a coleção FUNGUS destaca-se pelos detalhes delicados e uma estética que valoriza a habilidade artesanal. Os 24 looks apresentados incorporam aplicativos estruturados, desde fuxicos e tapeçaria até crochê e bordados manuais, refletindo o crescimento orgânico e as formas naturais dos fungos.

Fotos: Leco Viana/Thenews2

As estampas SOMA e CARA, assinadas por Sofia Bartolomeo, acrescentam um toque artístico à coleção, representando o sagrado feminino e um rosto místico, respectivamente. Além disso, os acessórios surpreendem com elementos surrealistas que reproduzem partes do corpo, como os olhos, enfatizando a abordagem ousada e impactante da coleção.

Demonstrando seu compromisso com a moda sustentável, Marina Bitu colabora com a VERT Shoes, uma marca especializada em calçados veganos, utilizando algodão orgânico cearense, adquirido diretamente de agricultores locais, garantindo transparência e responsabilidade ambiental em todo o processo.

Com sua assinatura cosmopolita e atemporal, a coleção FUNGUS de Marina Bitu convida a uma imersão em um mundo repleto de detalhes minuciosos e amplas possibilidades, reafirmando seu status como uma força inovadora na indústria da moda nacional.

Por Ariane Ponce/Thenews2