28 de abril de 2024
Início » Formula E: Conheça um pouco da principal categoria de carros elétricos do mundo.

Formula E: Conheça um pouco da principal categoria de carros elétricos do mundo.

Anhembi Recebe a Formula E - Foto: Fabricio Bomjardim

A Formula E, oficialmente conhecida como ABB FIA Formula E World Championship, é um tipo de corrida automobilística que envolve carros movidos a eletricidade. A série foi estabelecida em 2014 pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), a mesma entidade que supervisiona a Fórmula 1. A Formula E é única porque se concentra em promover a mobilidade elétrica e a sustentabilidade no automobilismo.

Características principais da Formula E incluem:

  1. Carros Elétricos: Todos os carros usados na Formula E são totalmente elétricos, sendo que cada equipe utiliza chassis e baterias idênticos. Isso promove uma competição justa e destaca a habilidade do piloto e a estratégia da equipe.
  2. Circuitos de Rua: As corridas da Formula E geralmente acontecem em circuitos temporários montados em ruas de grandes cidades ao redor do mundo. Esse ambiente urbano tem o objetivo de aproximar o espetáculo das corridas dos fãs e destacar a relevância dos veículos elétricos em ambientes urbanos.
  3. Formato da Corrida: Um fim de semana típico da Formula E inclui sessões de treinos livres, classificação e a corrida em si. No entanto, o formato da corrida é único. A corrida principal, conhecida como ePrix, tem uma duração de tempo fixa (geralmente em torno de 45 minutos) em vez de um número definido de voltas. O piloto que completar o maior número de voltas dentro desse tempo é o vencedor.
  4. Modo de Ataque e Fan Boost: Para adicionar uma camada extra de emoção, a Formula E introduz recursos inovadores como o “Modo de Ataque” e o “Fan Boost”. O Modo de Ataque dá aos pilotos um impulso de potência temporário, mas para ativá-lo, eles devem se desviar da linha de corrida e passar por uma zona designada na pista. O Fan Boost permite que os fãs votem em seus pilotos favoritos, sendo que os mais votados recebem um impulso de potência extra durante a corrida.
  5. Desafios na Gestão da Bateria: Gerenciar a energia da bateria é um aspecto crítico das corridas da Formula E. Pilotos e equipes devem estrategicamente equilibrar velocidade com eficiência energética, pois ficar sem energia antes do final da corrida pode resultar em penalidades.

A Formula E tem ganhado popularidade por sua abordagem única às corridas e seu foco em sustentabilidade. Ela atrai tanto equipes e fabricantes estabelecidos como novos participantes interessados na tecnologia de veículos elétricos. O campeonato continua a evoluir com os avanços na tecnologia de veículos elétricos, contribuindo para o crescimento da mobilidade elétrica e conscientização sobre transporte sustentável.

O ano de 2024 começa com o ePrix do México e São Paulo volta a receber o evento no dia 16 de Março e os ingressos já estão a venda no site oficial.
Veja o calendário completo no site oficial da FIA Formula E