3 de maio de 2024
Início » Fernando Haddad ganha apoio da ex-ministra Marina Silva para pré-candidatura ao governo de São Paulo.

Fernando Haddad ganha apoio da ex-ministra Marina Silva para pré-candidatura ao governo de São Paulo.

Fernando Haddad & Marina Silva. Photo Leandro Chemalle/Thenews2

O partido Rede Sustentabilidade oficializou hoje (11/06) o apoio à pré-candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo.

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e a deputada estadual Marina Helou participaram do ato de entrega do programa “O Futuro de São Paulo é Sustentável” em um espaço na Vila Madalena, na zona oeste da capital com a participação do petista e de diversas lideranças tanto do PT de São Paulo como da REDE.

Durante o evento Marina Silva afirmou que o anúncio de hoje tem foco programático e não confirmou se irá compor chapa como vice de Fernando Haddad.

A REDE afirma que Marina Silva deverá ser candidata a uma vaga para a Câmara dos Deputados, na estratégia de ser uma puxadora de votos para garantir que o partido volte a ter acesso ao fundo partidário, eleitoral e tempo de TV.

Quando questionado sobre a formação de chapa, Haddad afirmou que ainda aguarda tratativas com outros partidos como o PSB para definir a composição da chapa.

O programa apresentado destaca propostas para o plano de governo de Haddad nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda. A deputada Marina Helou ainda destacou contribuições ligadas as pautas da primeira infância e para saúde mental dos policiais.

Ao final do evento, Marina Silva foi questionada por jornalistas sobre a mudança de domicílio eleitoral e afirmou que possui diversos vínculos com o estado, em especial a família do marido que é baseada em Santos no litoral paulista. Marina também falou sobre o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Amazônia. Ela atribui o desfecho à ausência do Estado na região oeste do Amazonas. “A responsabilidade é, em primeiro lugar, da ausência do Estado. Temos vários povos isolados que deveriam ter a proteção do Estado. O Estado é omisso, faz um discurso de incentivo à violência. Eles estavam fazendo o trabalho que o governo não faz, o jornalista e o indigenista.”
Fernando Haddad do PT afirmou que como governador será “um membro da REDE” no sentido saber da importância do apoio do partido e que sabe exatamente o que significa abraçar Marina Silva nos dias de hoje.

Haddad também repetiu o discurso crítico ao governo Bolsonaro e se comprometeu a incorporar a maior parte das propostas da REDE no programa de governo que ainda será apresentado a todos partidos da coligação, quando ela for definida.
Por fim Haddad foi questionado sobre as universidades estaduais, e em específico falou pela primeira vez em um evento público sobre a UNIVESP, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo e disse que pretende incluir no programa a proposta de ter um polo da UNIVESP em todos os municípios do estado.