27 de abril de 2024
Início » Faltam 8 dias para começar a maratona de música brasileira no Universo Spanta 2024 durante todos os finais de semana de janeiro

Faltam 8 dias para começar a maratona de música brasileira no Universo Spanta 2024 durante todos os finais de semana de janeiro

Programação aposta na memória afetiva do público, com SPC com Alexandre Pires, Xuxa, Martinho da Vila, Raça Negra, Bell Marques e o É o Tchan, e estrelas da nova geração como Gloria Groove, João Gomes, BaianaSystem, Marina Sena, Criolo, Rebecca e Teto

Festival se transforma numa grande plataforma de promoção da música brasileira com o lançamento da competição Voa Sabiá, que aposta em novos talentos, e a feira Mais 55, que vai reunir profissionais da indústria da música para debater o mercado local e global

Daqui a quinze dias, dia 5 de janeiro, a edição 2024 do Universo Spanta, maior festival de música brasileira do país, dá a largada para uma maratona de shows que vai agitar mais um verão carioca. Durante todos os fins de semana do mês de janeiro, o evento, que conta com o patrocínio master da Petrobras, traz na programação uma 

variedade de gerações e ritmos musicais para atender ao gosto dos mais diferentes públicos, com artistas consagrados e talentos da nova geração. Vai ter pop, trap, MPB, axé, piseiro, sertanejo, reggae, soul, além de muito samba e atrações musicais de todas as regiões do Brasil. Serão dias repletos de shows, dezesseis encontros musicais, a maior parte inéditos, e um clima de pré-Carnaval e celebração à beira da Baia Guanabara, na Marina da Glória. 

Em 2024, os shows do Universo Spanta serão divididos em dois palcos: o Lapa, que estará localizado na área dos jardins da Marina da Glória, e o Guanabara, à beira da Baía, que esse ano contará com uma cobertura ainda maior, com mais qualidade e resistência, para garantir conforto ao público. Toda a área ganha piso especial e o Espaço Corcovado (pavilhão coberto) se transformará em uma grande praça de alimentação, com mais opções gastronômicas e onde serão realizadas rodas de samba e  paredões de funk. Os ingressos estão divididos em Pista e Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva perto do Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios.

Com o objetivo de sempre evoluir e se tornar uma grande plataforma de promoção da música brasileira, o Universo Spanta lança dois novos projetos: o Voa Sabiá, uma competição musical de âmbito nacional, no formato híbrido, presencial e digital, que vai revelar jovens talentos da música brasileira, e a primeira edição da feira Mais 55, que vai reunir grandes nomes da indústria musical brasileira para debater o mercado e refletir sobre a promoção da nossa música brasileira no exterior. 

Primeiro fim de semana

O clima do primeiro fim de semana dá o tom da festa que será o Universo Spanta 2024. Na quinta, 4 de janeiro, Alcione traz o show de sua turnê de 50 anos de carreira para a noite de abertura do festival, exclusiva para convidados. No dia seguinte, sexta, 5 de janeiro, os portões da Marina da Glória abrem para o público trazendo o pop com o show de Rebecca, que recebe as convidadas Mc Carol Pabllo Vittar, e de Marina Sena com a participação especial de Juliette, e de dois nomes da nova cena, Johnny Hooker e, o pop cheio de rebolado de Thiago Pantaleão. Dois artistas consagrados da MPB também estão escalados: Simone traz o espetáculo “Tô Voltando” com a participação especial de Maria Gadú, e o show de Adriana Calcanhoto terá como convidado, Rubel.

No dia seguinte, sábado, 6 de janeiro, a diversidade de gêneros musicais sobe ao palco do festival: o funk carioca de Dennis DJ, o multi-instrumentista e talento da nova MPB, Silva,  Tiago Iorc, que acaba de ganhar um Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa e Rachel Reis, com sua mescla de MPB e pagode baiano. O samba carioca se faz presente com Xande de Pilares, e a música  sertaneja fica a cargo da mais nova revelação feminina, Lauana Prado. Para completar a escalação da noite, tem show do baiano Carlinhos Brown com participação super especial do parceiro e ex-Titãs, Arnaldo Antunes, que junto com ele lançou há 20 anos o projeto Tribalistas.

“A programação d0 Spanta 2024 foi trabalhada para trazer artistas que ainda não estiveram com a gente, artistas que o povo gosta de ver e, ao mesmo tempo, pensar em encontros inéditos ou não, e que tenham a ver com os pilares do Spanta de memória afetiva, de celebração dos grandes artistas e suas histórias, assim como dos novos artistas”, explica Max, que divide com Guacira Abreu a direção artística do festival. 

E tem muito mais…

A segunda semana do Universo Spanta começa na sexta, dia 12 de janeiro, com o som na potência máxima do reggae da banda BaianaSystem que terá a participação da baiana Larissa Luz e do carioca BNegão.  Já o Nação Zumbi convida a cantora Tulipa Ruiz, enquanto o trio Gilsons recebe o paraibano Chico César. Ainda na mesma noite, o reggae do Maneva traz Gabriel Elias e a cantora Ana Cañas apresenta o show com as canções do eterno Belchior. O rap marca presença com a galera do Ponto de Equilíbrio, que recebe o 3030

No dia seguinte, sábado, 13 de janeiro, o Universo Spanta traz um clima de total revival. O público presente vai  assistir ao primeiro show da banda de pagode SPC com participação de Alexandre Pires. O clima do tradicional carnaval baiano vai tomar conta da Marina da Glória com a apresentação de Bell Marques, e vai ter sertanejo raiz com a dupla César Menotti e Fabiano, além de pop romântico com Maurício Manieri. A noite também terá o funk carioca com Buchecha e  o batidão dos Paredões: A Cuca, Furacão 2000 e O Chatubão. 

Na terceira semana, a programação do Universo Spanta 2024 continua apostando na mistura de ritmos e gerações. Na sexta, 19 de janeiro, a batida do bloco afro Olodum terá a participação de Margareth Menezes. Do Nordeste, vem o som de Elba Ramalho com o parceiro de vida Geraldo Azevedo, e um dos artistas mais consagrados da Música Popular Brasileira, João Bosco, convida a revelação baiana Xênia França, outra artista da programação que acaba de ganhar um Grammy Latino de melhor álbum pop. O show do paulista Criolo traz a sambista carioca Teresa Cristina como convidada. E dois grupos que fazem parte da história da MPB foram escalados: o soul da Black Rio com Luciana Mello e Negra Li e o rock pop alternativo da Cor do Som,  com a participação de Bebel Gilberto.

No sábado, 20 de janeiro, sobem aos palcos do festival artistas que foram sucesso nos anos 90: a rainha Xuxa, com um show repleto de hits como “Lua de Cristal”, “Tindolelê” e “Doce Mel”, a turma do É O Tchan, que completa 30 anos de sucesso, e o grupo vocal Fat Family. A estrela pop Gloria Groove também promete colocar o público todo para dançar. Completa a escalação a revelação Yago Oproprio Abayomi com a participação de MC Tha.

No último fim de semana, o festival Universo Spanta traz um time de primeira em suas especialidades. No sábado, 27 de janeiro, tem a dupla sertaneja Jorge e Mateus, a banda de pagode Raça Negra, e o piseiro misturado com forró de João Gomes. Da novíssima geração, tem samba com  Marvvila, e muito trap com Teto, Wiu e Vulgo FK. E, encerrando a edição 2024,  no domingo, 28 de janeiro, terá o espetáculo “Canta, Canta Minha Gente”, do baluarte da Vila Isabel Martinho da Vila.

Pré-Carnaval

Seguindo o DNA do Carnaval,  que vem desde o nascimento do bloco Spanta Neném, que há mais de 20 anos integra a agenda da folia carioca, o Universo Spanta terá o desfile inédito de grandes escolas de samba do Grupo Especial, com suas baterias, passistas, mestre sala e porta-bandeiras e intérpretes. A Imperatriz Leopoldinense, campeã do carnaval carioca, se apresenta no dia 4 de janeiro. Do bairro de Madureira, a Portela estará no festival no dia 6 de janeiro e a Estação Primeira de Mangueira, no dia 13 de janeiro. Direto da Baixada Fluminense, a Beija-Flor se apresenta no dia 19 e a Grande Rio, dia 27. Já o Salgueiro encerra o evento no dia 28.

Homenageado

O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, é a personalidade musical escolhida para ser o grande homenageado da edição 2024 do Universo Spanta. A escolha acontece no ano que se completam 35 anos da morte do artista, e vai contar com show especial e uma instalação, além de outras ações em homenagem ao cantor e à cultura nordestina. A ideia é que o público mergulhe em um dos mais importantes capítulos da história da música brasileira através da obra de Gonzagão. Na direção musical e líder da homenagem um expert foi escolhido: o cantor, compositor e pesquisador Daniel Gonzaga, neto do artista e filho de Gonzaguinha.

Voa Sabiá

A edição de 2024 do festival Universo Spanta traz o Voa Sabiá, competição musical de âmbito nacional que vai revelar jovens talentos da música brasileira. O projeto, que conta com o patrocínio da Petrobras, terá formato híbrido, presencial e digital, é voltado para pessoas entre 18 e 25 anos de idade de qualquer região do país. O primeiro colocado ganha a gravação de um videoclipe, consultoria de carreira durante 1 ano, além de um cachê no valor de R$50.000,00 para participação do Universo Spanta 2025.

“Participar da renovação da música brasileira é uma das funções do Universo Spanta. Por isso, criamos o Voa Sabiá, nosso concurso de jovens talentos. Etapas online, para que mais pessoas possam ter acesso, videoclipe e prêmios em dinheiro para ajudar a alavancar a carreira, e as últimas etapas na Marina da Glória oferecendo um grande palco para os finalistas”, explica Max Viana, que preside a comissão técnica.

A fase final do Voa Sabiá acontece ao longo de três dias do festival, com apresentações dos 8 competidores no Palco Lapa: dia 12 de janeiro (quartas de final – 8 competidores), dia 19 de janeiro (semifinal – 4 competidores) e 27 de janeiro (final – 2 competidores). O público poderá votar nas apresentações, apoiando seu(s) artista(s) preferido (s).

Mais 55

Na última semana do Universo Spanta 2024, acontece a primeira edição da Mais55, feira que vai reunir diversos profissionais da indústria musical brasileira. O evento tem como proposta debater o mercado e refletir sobre a promoção da música nacional nos mercados interno e externo. A feira, que conta com o patrocínio master da Petrobras, vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de janeiro e contará com painéis sobre Funk, Bossa Nova, Sertanejo, ferramentas de promoção de música, direito autoral, entre outros. 

No encerramento de cada dia de debates, estão programados shows memoráveis, com destaque para a apresentação do compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro, Hermeto Paschoal, e uma homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, personalidade musical do festival em 2024, ano que completam 35 anos de sua morte, que será capitaneada pelo seu neto, o cantor e compositor Daniel Gonzaga. 

Sobre a Petrobras

É com grande satisfação que a partir de agora o Universo Spanta conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, uma iniciativa histórica que vem promovendo o desenvolvimento cultural do Brasil há décadas. Por meio do incentivo a diversas iniciativas, como o Festival Universo Spanta, a Petrobras traz a certeza de que a cultura é uma importante energia que movimenta a sociedade. A empresa acredita que a criatividade e a inspiração são combustíveis poderosos para estimular o crescimento e promover mudanças significativas na sociedade. Através do Programa Petrobras Cultural, a companhia tem sido um apoio fundamental à cultura brasileira, atuando como um agente transformador e impulsionador do desenvolvimento por mais de 20 anos em todas as esferas da arte e da cultura no Brasil.

Serviço

Universo Spanta 2024

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)

Tipos de Ingressos: Individual 

  • Passaporte* para todas as sextas
  • Passaporte* para todos os sábados, 
  • Meia Solidária*, Meia-Entrada** e Inteira.

Para comprar clique aqui

* Com o passaporte, o público tem a possibilidade de comprar ingressos para todas as sextas-feiras (3 datas) ou para todos os sábados (4 datas) com um preço promocional.

Programação:

Abertura dos portões:  Sextas – 19h e Sábados – 16h

Sexta – Dia 5 de janeiro –  Rebecca part. Mc Carol e Pabllo Vittar, Simone part. Maria Gadú, Marina Sena part. Juliette, Adriana Calcanhotto part. Rubel, Johnny Hooker, Thiago Pantaleão

Sábado – Dia 6 de janeiro – Dennis DJ, Silva, Carlinhos Brown convida Arnaldo Antunes, Xande de Pilares, Tiago Iorc, Lauana Prado, Rachel Reis, Portela

Sexta – Dia 12 de janeiro – BaianaSystem part. Larissa Luz e BNegão, Gilsons part. Chico César, Maneva part. Gabriel Elias, Nação Zumbi part. Tulipa Ruiz, Ana Cañas (canta Belchior), Ponto de Equilíbrio part. 3030

Sábado – Dia 13 janeiro – SPC, Bell Marques, César Menotti e Fabiano, Buchecha, Paredões: A Cuca, Furacão 2000 e O Chatubão, Maurício Manieri, Mangueira

Sexta – Dia 19 de janeiro – Olodum part. Margareth Menezes, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, Criolo part. Teresa Cristina, Black Rio part. Luciana Mello e Negra Li, João Bosco part. Xênia França, A Cor do Som part. Bebel Gilberto.

Sábado – Dia 20 de janeiro – Xuxa, Gloria Groove, É O Tchan, Fat Family, Yago Oproprio, Abayomi part. MC Tha, Beija Flor

Sábado – Dia 27 de janeiro – Jorge e Mateus, Raça Negra, João Gomes, Marvvila, Teto, Wiu, Vulgo FK, Grande Rio

Domingo – Dia 28 de janeiro – Martinho da Vila, Lapada,  Favela Movimenta, Bateria Spantosa

Redes Sociais Universo Spanta: Instagram  Facebook  Tik Tok  Twitter  Youtube

#UniversoSpanta #FestivalSpanta #MúsicaBrasileira #MPB #Festival #Musica #SpantaNenem