27 de abril de 2024
Início » Desfile Apartamento 03

Backstage da grife Apartamento 03, durante a SPFW-N55. Foto: Rodrigo Moraes/TheNews2

A Apartamento 03 apresentou em parceria com a marca de calçados Pura a coleção “Silva” na 55ª edição da SPFW. 

A coleção de verão 2024 é inspirada nas obras de naturezas-mortas do artista Estevão Silva, o primeiro pintor negro de destaque do século XIX formado pela Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro. 

A collab com a Pura resultou em cerca de 30 pares de três modelos diferentes, desenvolvidos especialmente para o desfile, utilizando couro e tecidos da coleção Silva. 

A cartela de cores trás um toque ousado trazendo traumaticidade utilizando tons clássicos como branco, preto, nude com complementos de azul e verde metalizado, enquanto as estampas evocam a conexão entre o fruto, a terra e a fertilidade da terra brasileira, numa homenagem à história e à cultura do país.

A marca resgata as técnicas de atelier e investe em plissados e transparências, mantendo a essência da alfaiataria elegante. A busca por uma arte brasileira genuína impulsionou o pintor a questionar as normas artísticas do seu tempo, e a coleção reflete essa busca por valores cultivados até então, trazendo potência desde o nome à concepção das peças.

O desfile contou com a presença de diversas celebridades como a empresária Bianca Andrade, influenciadora Gkay e Arlindo Grund. 

A coleção SILVA é marcante, contemporânea e significativa, representando a travessia do tempo, a resistência e a construção, bem como a permanência simbólica.

Por Ariane Ponce
Fotos: Rodrigo Moraes
Video: Greice Emer