15 de novembro de 2024
Início » Erro de estratégia da Ferrari garante pódio de Red Bull e Mercedes na Hungria.

Erro de estratégia da Ferrari garante pódio de Red Bull e Mercedes na Hungria.

Verstappen, Hamilton e Russel foram o Pódio do GP da Hungria. Imagem: F1/twitter/reprodução

O Grande Prêmio da Hungria de 2022 teve seu início com grandes novidades, contando com George Russel da Mercedes largando da pole e o atual campeão, Max Verstappen largando da décima posição do grid. Com uma boa largada os pilotos da Mercedes se mantiveram no top 5 do grid, esperando-se um possível pódio marcado pela presença da Ferrari e da equipe alemã, mas no final da corrida a Red Bull ocupou o lugar mais alto do pódio.

Na primeira parte da corrida, após Charles Leclerc ultrapassar Russel e manter uma margem segura na liderança, muitos acreditavam numa vitória tranquila da escuderia italiana e já se cogitava uma boa disputa entre os carros da Mercedes e da equipe italiana, porém a Ferrari optou por estratégias que prejudicou seus pilotos no grid. O piloto monegasco que foi chamado para os boxes e a equipe optou por usar penus duros ao invés dos pneus médios, que foi o utilizado pela maioria das equipes e recomendados pela fabricante Pirelli, após sua parada nos boxes, a história da corrida mudou completamente.

Com pneus duros, Leclerc não conseguiu segurar sua posição para o piloto holandês da Red Bull, Verstappen assumiu a liderança e pouco depois de assumir a primeira posição, o atual campeão perdeu o controle e deu um giro em 360 graus na pista. Assumindo novamente a ponta, não demorou muito para Leclerc novamente ver Max no seu retrovisor e novamente ser ultrapassado pelo mesmo.

O jovem piloto da Ferrari ainda perdeu a posição na pista para o heptacampeão mundial, Lewis Hamilton e para George Russel, e novamente foi chamado para os boxes e trocou os pneus duros pelos macios, que em nada ajudou. Leclerc terminou a corrida com a amarga sexta posição e vendo a distância entre ele e o holandês aumentar na disputa do mundial de pilotos e a Ferrari vendo a Mercedes já amaçando assumir a segunda posição no campeonato de Construtores.

A festa ficou para Verstappen e para a Mercedes que ainda se encontraram no grid e em alguns momentos relembraram as disputas de 2021, o que não foi tão constante devido a problemas no DRS de Hamilton.

“Eu esperava chegar perto do pódio. Foram condições muito difíceis. Fizemos boas estratégias, paramos bem nos boxes. No fim, ainda dei um giro de 360º, mas consegui vencer a corrida”, disse Verstappen.

A Formula 1 terá uma pausa de 15 dias e volta no dia 26 de agosto na Bélgica.

GP encerrou com:

1 – M. Verstappen
2 – L. Hamilton
3 – G. Russel
4 – C. Sainz
5 – S. Perez

A Briga pelo mundial de Pilotos e Construtores seguem: