30 de abril de 2024
Início » Marta se despede da Seleção Brasileira

Marta se despede da Seleção Brasileira

Jogadora Marta durante amistoso entre Brasil e Chile. Foto: Frederico Brasil/TheNews2

Marta disputou sua última partida em Mundiais, a maior jogadora de todos os tempos, encerrou sua participação nesta quarta-feira (02) na eliminação do Brasil para a Jamaica, após o empate de 0 a 0 na fase de grupos. Em seu primeiro e único jogo como titular nesta Copa, a Rainha não conseguiu levar a seleção adiante, sendo substituída nos minutos finais e assistindo do banco de reservas a busca pelo gol salvador, a seis vezes melhor jogadora do mundo se despede sem nunca ter conquistado uma Copa do Mundo feminina.

Marta deixa a seleção brasileira com um impressionante registro de 189 jogos e 122 gols marcados. Ao longo de duas décadas com a camisa amarela, ela disputou a última Copa com a tranquilidade de ter deixado um legado inestimável.

A camisa 10 sai do Mundial como a maior artilheira da história, tanto entre homens como mulheres, com 17 gols. Pela seleção, acumulou conquistas como as medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007, além de ser campeã da Copa América em 2003, 2010 e 2018. Marta também foi parte fundamental do grupo vice-campeão da Copa em 2007 e conquistou medalhas de prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008.

Sua trajetória e habilidades inspiraram inúmeras pessoas ao redor do mundo, abrindo caminho para o reconhecimento e valorização do futebol feminino em todo o planeta. Marta deixa um legado que será lembrado e celebrado por muitas gerações, como um ícone do esporte e uma verdadeira embaixadora do futebol feminino.

“Sabe o que é legal? Eu não tinha uma ídola no futebol feminino. Vocês (imprensa) não mostravam o futebol feminino. Como eu ia entender que eu poderia ser uma jogadora, chegar à seleção, sem ter uma referência? Hoje a gente sai na rua e os pais falam. ‘Minha filha quer ser igual a você’. Hoje temos nossas próprias referências. Não teria acontecido isso sem superar os obstáculos. É uma persistência contínua” disse a jogadora para a imprensa no pós jogo.

Por: Fabricio Bomjardim