22 de dezembro de 2024
Início » São Paulo recebe a primeira edição do Knotfest no Brasil

São Paulo recebe a primeira edição do Knotfest no Brasil

Slipknot durante sua apresentação no RJ - Imagem: Slipknot Oficial Twitter

São Paulo recebeu neste no último domingo, dia 18 de dezembro, a primeira edição do Knortfest Brasil, festival de música encabeçada pela banda mundialmente conhecida, Slipknot. O palco para o evento foi o Anhembi, na zona norte da capital, evento que teve nomes de peso no cenário do rock ‘n’ roll nacional e internacional, como Judas Priest, Pantera e Sepultura.

O festival teve seu inicio em 2012 no Estados Unidos e foi ganhando força ao passar dos anos, expandindo-se para fora do território estadunidense, ganhando edições no Japão, México, Colômbia e na França. Na edição brasileira o evento contou com 2 grandes palcos, felicitando o público sem ter um intervalor entre a apresentação de um grupo musical para o outro.

No line-up do festival tivemos 10 bandas, sendo elas: Black Pantera, Projerct 46, Vended, Mr. Bungle, Bring Me The Horizon, Oitão + Jimmy & Rats, Trivium e as mundialmente famosas, Pantera, Judas Priest e a banda chefe da casa, Slipknot.

As Bandas:

Black Pantera
Esta é uma banda brasileira de Metal, mais precisamente, um crossover thrash formada em 2014 na cidade de Uberaba, MG. A banda tem seu nome originado pelos membros do grupo, que são Negros e abordam os temas de racismo, política e discriminação em geral em suas letras. A banda é bastante conhecida no cenário do rock underground brasileiro e de amantes do Metal brasileiro.

Black Pantera após apresentação no Knotfest – Imagem: Black Pantera / Twitter oficial

Project 46
A banda paulistana se formou em 2008 como um tributo ao Slipknot com o nome de Kroach e no decorrer de seu amadurecimento como banda e após algumas apresentações veio a se tornar o Project 46 da qual os fãs conhecem, deixando de ser uma banda de tributo e se tornando um dos grandes nomes da cena underground do rock brasileiro. A banda de Metal também é bastante conhecida por fãs de hardcore devido a apresentações em festivais mistos da cena punk-hardcore-metal brasileira, já se apresentando em mega palcos como do Monsters of Rock em 2013, Rock in Rio em 2015 e Maximus Festival em 2016, hoje contando com três álbuns de estúdio.

Banda Projetc 46 – Foto: Fabricio Bomjardim

Vended
Vended é uma banda estadunidense liderada por Griffin e Simon, filhos de Corey Taylor e Shawn, membros do Slipknot, algo que lhes geram muitas especulações sobre seu sucesso na cena alternativa nos EUA e em outros países. O grupo vem ganhando destaque no cenario do metal pelo mundo, almejando ser a maior banda do planeta e negam quaiquer ajuda de seus país ou do Slipknot.

Mr. Bungle
A banda de rock experimental foi formada em 1985 na cidade de Eureka, na Califórina e foi ganhando fama com seu estilo que mistura diversos elementos do rock, heavy metal, ska e outros estilos musicais. A banda conta com 7 discos e uma demo: “The Raging Wrath of the Easter Bunny” lançada em 2020, a banda passou por um período de hiato entre os anos de 2004 e 2019 e segue em atividade com uma nova formação, contando apenas Mike Patton e Trey Spruance de sua formação original.

Bring Me the Horizon
Formada em 2004 em Sheffiel na Grã Bretanha, a banda é bem conhecida no cenário underground e do metal devido suas musicas misturarem elementos do metalcore, deathcore, metal alternativo, post-hardcore e pop rock. A banda foi mundando seu estilo, transformando-se em algo mais eclético no decorrer dos anos, o que agradou novos fãs e desagradou os antigos fãs, principalmente dos de deathcore, que predominou em seus primeiros trabalhos.

Oitão
A banda Oitão foi formada em São Paulo no ano de 2008, uma banda de hardcore e tem como membro, Henrique Fogaça, chef de cozinha nacionalmente conhecido por ser um dos comandantes do Master Chef promovido pela TV Bandeirantes.

Banda Oitão – imagem: Knotfest / Twitter oficial



Jimmy & Rats
Jimmy London e a banda Rats se juntaram em 2018 e desde então vem fazendo shows pela cena punk, hardcore, metal alternativo e underground pelo Brasil a fora. Jimmy ja foi vocalista do Matanza e conhece bem a cena musical brasileira e neste novo projeto, ele usa bastante da influencia do Punk Irlandês em suas composições.

Trivium
Formada em 1999 nos Estados Unidos, esta é uma banda de heavy metal bem conhecida no meio do metal, contando com 10 albuns de estudio já lançados desde sua formação. A banda de Orlando tem sua legião de fãs e sempre lançam musicas com elementos do heavy metal, metalcore, thrash metal, metal progressivo e metal melódico se tornando uma atração de peso para quaisquer festivais de música pelo mundo.

Judas Priest
Os britânicos do Judas Priest não precisa de apresentações, a banda formada em 1969 é mundialmente famosa por amantes e não amantes de heavy metal, sendo ela considerada uma as precursoras e mais poderosas bandas do gênero. Além de ser aclamada pelos tradicionais fãs de metal, a  banda também é muito conhecida e aclamada por grupos LGBTQIA++ graças ao vocalista da banda Rob Halford, homossexual assumido, o Judas Priest é considerada a maior banda de todas pelo público gay da cena do metal e heavy metal.

Pantera
Outra banda mundialmente conhecida e que dispensa apresentações, são os estadunidenses do Pantera, banda que se formou em 1981 e durante a década de 1980 com um cenário global em torno do rock and roll e seus subgêneros, conquistou seu espaço e fama, sendo até hoje uma banda muito relevante para o heavy metal e o rock em geral.

Slipknot
A banda norte-americana de metal que surgiu em 1995, na cidade de Des Moines, Iowa ficou mundialmente conhecida em 1999 quando explodiu com suas musicas na era de ouro do nu metal com seu álbum intitulado Slipknot. Desde então a banda é muito querida pelos fãs de nu metal e metal, agradando até parte do público do punk-hardcore e de outros subgêneros do Rock, Slipknot se tornou um nome de peso da música internacional estando presente em grandes eventos pelo mundo bem como o Rock in Rio em 2011.

Slipknot – Imagem: Slipknot oficial/divulgação

O evento foi considerado um sucesso, sendo bem comentado nas trends do Twitter, e claro, nas redes sociais dos grupos e também do público presente. Os fãs de Rock, Heavy Metal e outros sub-gêneros do Rock and Roll ganharam mais um evento de peso para curtir suas bandas favoritas e já anseiam por uma edição em 2023.

Por: Fabricio Bomjardim