27 de abril de 2024
Início » São Paulo abre a temporada 2024 do Ultimate Drift

São Paulo abre a temporada 2024 do Ultimate Drift

Apresentação de Drift durante evento de automobilismo no Autódromo de Interlagos. Foto: Fabricio Bomjardim/TheNews2

*atualizado em 04 de março de 2024

O principal evento de Drift do país terá início na maior cidade do Brasil, com São Paulo recebendo a categoria nos dias 9 e 10 de março no Campo de Marte. Os entusiastas de automóveis serão agraciados com máquinas nacionais e importadas queimando pneus na zona norte da cidade. Será um final de semana completo para os amantes da velocidade, com encontro automotivo e muito mais.

O drift é uma forma de condução de veículos que envolve a execução de derrapagens controladas em alta velocidade. Este esporte automobilístico ganhou popularidade ao redor do mundo, especialmente no Japão, sendo caracterizado pela habilidade dos pilotos em manobrar os carros de forma controlada, deslizando lateralmente através de curvas.

Ao longo dos anos, o drift evoluiu de uma prática de rua para uma forma de competição altamente especializada, com padrões técnicos elevados. Trata-se de uma modalidade empolgante que combina habilidade, precisão e um toque de espetáculo.

No Brasil, a Ultimate Drift se destaca como o maior evento do gênero, contando com a homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Ultimate Drift e a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo

O início da temporada de 2024 estava originalmente programado para ocorrer no Estádio Ícaro de Castro Melo, situado no Complexo do Ibirapuera. Um acordo entre a produtora do evento e os responsáveis pelo complexo estava completamente alinhado, até que o governo estadual paulista surpreendentemente anunciou o cancelamento do contrato.

“A Secretaria de Esportes está em tratativas com a empresa de automobilismo, buscando uma realocação do local do evento que seria realizado no fim de semana do dia 9 de março no Estádio Ícaro de Castro Mello”, informou a secretaria, um dia após cancelar o contrato com a empresa.

A notícia veio após uma série de críticas feitas por atletas e a viralização de imagens da pista de atletismo sendo quebrada para recapeamento. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) também se manifestou contrária à realização de um evento de automobilismo no complexo.

A Ultimate Drift aceitou todas as críticas dos atletas e alguns usuários das instalações, esclarecendo que estava arcando com as despesas para a realização do evento no Estádio do Ibirapuera, além de expressar perplexidade com a resistência de muitos atletas em relação ao evento.

Apesar das controvérsias e polêmicas, grande parte dos paulistas e paulistanos defendeu a ideia de realizar a prova nas instalações do Complexo do Ibirapuera, muitos alegando que nem sabiam da existência das instalações até a notícia da realização da prova e seu posterior cancelamento.

Para a alegria dos fãs de automobilismo e drift, a etapa de São Paulo não foi cancelada, apenas mudou de local, sendo agora realizada dentro de um dos hangares do Aeroporto Campo de Marte.

Após passar pela capital paulista o Ultimate Drift segue para a cidade de Santa Luzia no Estado de Minas Gerais, cidade que recebe a 2ª e 3ª etapas da competição.

Garanta seu Ingresso!
Os ingressos para a primeira etapa no Campo de Marte e as etapas de Santa Luzia já estão à venda, confira mais informações no site oficial: www.ultimatedrift.com.br
Siga a Ultimate Drift no Instagram: @ultimatedriftbr

Por Fabricio Bomjardim
Texto: 15 de fevereiro de 2024 – atualizado em 04 de março de 2024