23 de dezembro de 2024
Início » NASCAR anuncia parceria com Sprint Race Brasil

NASCAR anuncia parceria com Sprint Race Brasil

Pilotos da Sprint Race com Chad Seigler e Thiago Marques - Imagem: Duda Bairros/Divulgação

Representantes da NASCAR americana, liderados pelo seu vice-presidente de relações internacionais, Chad Seigler; da Sprint Race, do seu presidente Thiago Marques, e o presidente da Mais Brasil Esportes, Carlos Col, se reuniram na noite desta quarta feira, 16 de novembro, para anunciar a parceria, já firmada na sede da corporação em Charlotte, Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Com esta iniciativa, a partir de 2023, a categoria brasileira e passará a se chamar NASCAR Brasil – Sprint Race.

O lançamento foi realizado no Roof Top 033 – Teatro Santander, contando ainda com a presença dos executivos da NASCAR, Jimmy Small, diretor sênior de operações comerciais internacionais, e Chelsea Saunders, diretora sênior de operações e estratégia de negócios internacionais, Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), além de pilotos, patrocinadores, parceiros e imprensa.

“O cenário do automobilismo brasileiro é de evolução e merecedor de uma grande conquista como esta. Tenho certeza que esta possibilidade de desenvolver a NASCAR no Brasil, trazendo alguns dos conceitos americanos, é uma oportunidade sem precedentes. E isso não é uma conquista só nossa e sim de todo o automobilismo nacional”, avalia Thiago Marques.

Marques ressalta que a parceria com a categoria americana pode elevar o desenvolvimento tecnológico do esporte a motor no Brasil. “O envolvimento que eles terão com a categoria, gerará melhorias que todos nós estamos procurando para nosso automobilismo, sem dúvida, é motivo de muito orgulho e muita satisfação”, declara.

NASCAR Brasil Sprint Race se junta a NASCAR Mexico, NASCAR Pinty e a NASCAR Whelen Euro como a quarta presença internacional sob a Bandeira da NASCAR. Em 2023, a NASCAR estará presente em 12 países diferentes em três continentes.

“Brasil é um país vibrante, com uma riqueza cultural e histórica em esportes a motor e, portanto, um local perfeito para nossa primeira competição na América Latina”, afirma Chad Seigler, Vice-Presidente Internacional da NASCAR. “NASCAR Brasil Sprint Race vai mostrar o verdadeiro show que é a disputa lado-a-lado que define tão bem a NASCAR, dando a enorme experiência aos fãs brasileiros a sensação de fazer parte deste evento. É a nossa expectativa e desejo que esta competição abra novos caminhos para que os melhores pilotos, mecânicos, engenheiros, enfim, toda a comunidade envolvida possa almejar participar da prestigiosa competição da NASCAR nos Estados Unidos”.

ESTRUTURA DA COMPETIÇÃO 

  • Divisões de classes e sistema de pontuação:

A classificação dos pilotos permanece a mesma – PRO para pilotos profissionais, PROAM para jovens pilotos com até 28 anos e pilotos experientes não profissionais, e AM pilotos acima de 28 anos. “O que muda, a partir deste ano, é que os ‘rookies’ (pilotos estreantes) também serão segmentados e premiados em cada uma das classes, em vez de juntar todos numa única tabela”, aponta Thiago Marques.

  • Calendário:

O campeonato da categoria dará a largada à sua décima segunda edição, entre os dias 25 e 26 de março, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. O calendário prevê oito etapas, com duas corridas em cada, em sete diferentes circuitos brasileiros, que é sempre uma atração à parte, diversificado e eclético.

Das atrações da próxima temporada, o destaque fica com a “#GuestRace” que volta ao calendário da categoria depois de três anos, e no qual prevê a participação de um dos competidores da NASCAR americana para compor o grid junto com os demais titulares em 2023.

Outras etapas especiais que foram consagradas em mais de uma década de Sprint Race, estarão presentes na NASCAR Brasil. Entre elas, a “#SuperPole” (Q2), sistema de qualificação destinada apenas para os cinco pilotos mais rápidos, os quais têm somente uma volta independente; a “#InverseRace”, com grid invertido para os oito primeiros; a tradicionalíssima “#NightChallenge”, corrida noturna; a corrida “oval”, no anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia; a “#SetUpFree”, na qual os pilotos têm liberdade para realizar o acerto do seu carro; além da decisiva “#MatchPoint”.