2 de maio de 2024
Início » Lula assume a presidência pela terceira vez.

Lula assume a presidência pela terceira vez.

Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de posse em Brasília. Foto: Ricardo Struckert / Twitter / Lula Oficial / Divulgação

Luiz Inácio Lula da Silva volta a assumir o cargo máximo do poder executivo brasileiro, o cargo de Presidente da República após 12 anos de seu último mandato. No dia 01 de janeiro de 2023, o presidente eleito, assina os documentos necessários para cumprir seu terceiro mandato, sendo ele, até o momento, o único com tal feito na história democrática do Brasil.

Lula foi presidente do Brasil no período de 2002 a 2011, deixou o cargo que foi assumido pela ex-presidenta Dilma Rouseff, que ficou no cargo entre 2012 e 2016. Em 2022 criou uma parceria com seu antigo adversário, Geraldo Alckmin, e se candidatou novamente para assumir a presidência e teve como adversário o seu maior antagonista, o atual ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro marcando a disputa eleitoral mais conturbada e acirrada da história do Brasil.

No dia 30 de outubro de 2022 o país vivenciou mais uma disputa eleitoral, mais um segundo turno entre dois candidatos, duas figuras públicas emblemáticas que dividiu o povo brasileiro, Lula com 50,90% contra 49,10% de Bolsonaro, com uma diferença histórica de apenas 2,1 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva vence as eleições e se torna o presidente eleito do Brasil.

Após os resultados das urnas, com um país muito dividido por linhas ideológicas, conservadorismo, progressismo entre outros temas, apoiadores e aliados do então presidente Bolsonaro questionaram os resultados das urnas, outros grupos mais radicais pediram intervenção federal militar no país para evitar Lula de assumir a presidência. Houve muitos protestos e duvidas sobre o futuro da democracia brasileira, grupos de manifestantes ocuparam as ruas e as portas dos quarteis por todo o país pedindo para que Jair Bolsonaro acionasse as forças armadas contra a esquerda brasileira e o presidente eleito.

O presidente do Brasil é o chefe de governo, chefe de Estado e o comandante supremo das das forças armadas, no dia 01 de janeiro de 2023 Lula sobe a rampa do planalto, recebe a faixa presidencial e novamente assume a responsabilidade pelo Brasil e pelo povo brasileiro, dos brasileiros que nele votaram e dos que não o desejavam. Lula discursa em tom de reconciliação dos três poderes no país, manter os militares em seu posto, de defender o país e a constituição e não como agente político e trabalhar com uma linha de diálogo pacífico com o poder legislativo e judiciário.

Lula volta ao comando do país com uma grande oposição no senado, na câmara dos deputados e nas ruas do país, esse será o maior desafio do atual presidente, o desafio de reunificar um país dividido por manifestações de extremistas da direita e da esquerda brasileira, recondicionar o país no campo econômico e novamente por o Brasil como um importante ator na geopolítica global.

Por: Fabricio Bomjardim