Leclerc abandona e Verstappen vence o GP da França;
Max Verstappen conquistou sua sétima vitória da temporada no Grande Prêmio da França de Fórmula 1. O piloto holandês assumiu a liderança pouco depois de abandono de Charles Leclerc, da Ferrari, e permaneceu no comando do pelotão até receber a bandeira quadriculada na primeira colocação no Circuito de Paul Ricard, em Le Castellet.
A etapa caminhava para uma vitória da Ferrari com Leclerc na liderança e após abrir poucos segundos de distância do piloto holandês da Red Bull, garantindo uma margem segura evitando a possibilidade de Verstappen fazer uso do DRS. A corrida da escuderia italiana acabou na 18ª volta na curva 11, quando Charles cometeu um pequeno erro e perdeu a traseira da sua F1-75 e se chocou com a parede de proteção.
O monegasco que estava liderando com uma pequena folga assumiu o erro e disse não “Merecer ser campeão” após falhar em momentos decisivos neste e em etapas anteriores. Com a saída de Leclerc, a Ferrari não somou muitos pontos com seus pilotos e nem no mundial de construtores, contando apenas com Carlos Sainz na corrida, encerrando-a na 5ª colocação.
Com a escuderia italiana fora da disputa, a corrida ficou nas mãos de Max Verstappen e da sua Red Bull e com chances de ter os 2 carros da equipe austríaca no pódio, mas seus planos foram apagados devido a performance e bom ritmo de corrida das duas Mercedes, que garantiu a segunda colocação tranquilo para Lewis Hamilton e George Russel na terceira posição após superar Perez na pista.
O grande prêmio da França encerrou com Red Bull, Mercedes e Ferrari:
1ª M. Verstappen
2ª L. Hamilton
3ª G. Russel
4ª S. Perez
5ª C. Sainz
O Mundial de pilotos segue:
1) Max Verstappen, 233 pts
2) Charles Leclerc, 170 pts
3) Sergio Pérez, 163 pts
4) Carlos Sainz Jr., 144 pts
5) George Russell, 143 pts
6) Lewis Hamilton, 127 pts
7) Lando Norris, 70 pts
8) Esteban Ocon, 56 pts
9) Valtteri Bottas, 46 pts
10) Fernando Alonso, 37 pts
O Campeonato de construtores segue:
1) Red Bull Racing, 396 pts
2) Ferrari, 314 pts
3) Mercedes, 270 pts
4) Alpine, 93 pts
5) McLaren, 89 pts
Texto: Fabricio Bomjardim