27 de abril de 2024
Início » Interlagos volta a receber o automobilismo nacional

Interlagos volta a receber o automobilismo nacional

0
Curva 1 do Autódromo de Interlagos

Veículo da Propcar durante treino para a TCR South America

Após um período com portões fechados devido a obras de revitalização e melhorias para receber a Formula 1 no GP São Paulo, o autódromo José Carlos Pace volta a receber as categorias do automobilismo brasileiro em dezembro.

Vista do Autódromo de Interlagos – Foto: Fabricio Bomjardim / Thenews2

Segundo a Prefeitura de São Paulo, quem administra o autódromo, grandes obras de manutenção, revitalização e infraestrutura são realizadas entre o mês de outubro e novembro que coincide com o calendário da Formula 1 na capital paulista.

As obras foram realizadas com os padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) conseguem atender as exigências das categorias esportivas durante o ciclo de 10 meses ou mais, fechando novamente para grandes obras no mesmo período do ano seguinte.

Desta forma a prefeitura não precisa arcar com gastos elevados realizando manutenções pesadas durante o intervalo entre os GPs de F1 no país, realizando apenas trabalhos de manutenção periódica no circuito e nos entornos do complexo.

No traçado da pista como o asfalto e as zebras recebem mudanças ou revitalização uma vez a cada ano e os itens de segurança como guard rail, proteção de pneus, pintura e manutenção das estruturas do paddock, boxes entre outros, periodicamente são reparadas e em certas ocasiões, recebem alterações conforme exigências de cada categoria esportiva.  

O autódromo recebe grandes eventos de automobilismo, como a Stock Car Brasil, Copa Truck e Porsche Cup, geralmente em 2 datas no mesmo ano, além de eventos locais promovidos pela Federação Paulista de Automobilismo, Super Liga Desportiva e Liga Desportiva de Automobilismo. Eventos internacionais, temos a TCR South América Turismo e o principal, a Formula 1. Para o ano de 2022 o circuito espera receber além das categorias existentes, a Formula 4 além de eventos internacionais de endurance.

Interlagos está marcado como um dos mais icônicos e importantes circuitos da história da Formula 1 e como o grande, se não mais importante traçado da história do automobilismo brasileiro.

Texto e Imagens: Fabricio Bomjardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *