21 de novembro de 2024
Início » Bienal do Ibirapuera recebe a NFT Brasil

Bienal do Ibirapuera recebe a NFT Brasil

Publico e Artes digitais expostas durante a NFT Brasil. Foto: Fabricio Bomjardim/TheNews2

*Atualizado em 02 de junho

No final de semana dos dias 2, 3 e 4 de junho, o icônico Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, será sede do NFT.Brasil, a primeira exposição internacional de NFTs realizada na capital paulista e o principal evento do segmento do país que visa impulsionar os NFTs, sigla em inglês para token não fungível, como uma ferramenta disruptiva de expressão ambiental, social e artística; esmiuçar como a nova tecnologia vai impactar o dia a dia das pessoas através de novas formas de autenticação, certificação, acesso e automatização, mais segurança, autonomia, privacidade e agilidade; além de estimular o mercado de NFT local e global, conectando o Brasil aos principais mercados de Web3 do mundo.

Os NFTs têm ganhado destaque no mundo todo, sendo utilizados para representar ativos digitais únicos, como obras de arte, vídeos, música e até mesmo propriedades virtuais. Esses tokens são baseados em blockchain, o que garante sua autenticidade, rastreabilidade e propriedade exclusiva.

O NFT.Brasil pretende explorar as possibilidades dos NFTs além do campo artístico, abordando também questões ambientais e sociais. A tecnologia pode ser utilizada para incentivar a preservação ambiental, criar novas formas de interação social e até mesmo democratizar o acesso a bens culturais e patrimônios históricos.

CryptoPunks, Surf Junkie Club e Nouns estão entre as coleções de NFTs que serão expostas no Pavilhão da Bienal, na capital paulista

Além disso, o evento busca fomentar o mercado de NFTs no Brasil, conectando artistas, colecionadores, desenvolvedores e entusiastas dessa tecnologia. A ideia é estabelecer uma rede de colaboração e impulsionar o crescimento desse mercado no país, inserindo o Brasil no cenário global da Web3.

Com palestras, exposições, workshops e atividades interativas, o NFT.Brasil promete ser um marco para a disseminação e compreensão dos NFTs no Brasil, despertando o interesse e a participação de diversos públicos. É uma oportunidade única de explorar as possibilidades dessa tecnologia inovadora e compreender como ela pode impactar positivamente diversos aspectos da nossa sociedade.

Os organizadores do NFT.Brasil são Marco Affonseca, gestor do MAAC Hub, uma casa de inovação voltada para Web3 e NFT localizada em São Paulo; Edvam Filho, co-fundador do NFT.Rio e da Carabela, co-realizadora do NFT.Rio; Lucas Santiago, fundador do NFT.Brasil e diretor na Carabela; e Bob Burnquist, uma lenda do skate mundial e sócio do NFT.Brasil.

Esses mentes pensantes por trás do evento têm como objetivo abrir espaço, conectar, construir e fortalecer comunidades de artistas digitais e builders da Web3 no Brasil. Eles entendem a importância de promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os participantes, para impulsionar o desenvolvimento e a adoção dos NFTs no país.

Através desse evento, eles esperam fortalecer a cena dos NFTs no Brasil, incentivando a participação de artistas, criadores e entusiastas, bem como estabelecer conexões com outros mercados globais de Web3. O objetivo final é impulsionar a evolução do ecossistema de NFTs no país e posicionar o Brasil como um protagonista nesse cenário em constante crescimento.

Com o NFT.Brasil, os organizadores estão contribuindo para a construção de um espaço de expressão digital e inovação, onde as comunidades criativas podem se unir, colaborar e explorar todo o potencial dos NFTs para criar um futuro mais inclusivo e inspirador.

O que são NFTs
NFTs são certificados blockchain que autenticam a propriedade de um ativo exclusivo. Esses ativos individuais geralmente vêm na forma de arte, mas a adoção de NFTs tem se expandido em diversas áreas, incluindo esportes, jogos, música, arte e moda, o que sugere que esse tipo de ativo digital pode ter aplicações amplas e diversas.

O mercado NFT possui um valor de mercado total de mais de US$ 11,3 bilhões, segundo relatório publicado pela Verified Market Research (VMR), que previu ainda uma taxa de crescimento anual composta de 33,7% nos próximos oito anos e uma previsão de que seu valor de mercado total pode subir para US$ 231 bilhões até 2030.  Uma pesquisa da consultoria Statista aponta o Brasil como o segundo maior mercado de NFTs do mundo. Com 5 milhões de proprietários de NFTs, o país só está atrás da Tailândia, que tem 5,6 milhões. A lista segue com Estados Unidos, China, Canadá e Alemanha.

Speakers

Bob Burnquist, lenda do skate mundial será um dos speakers que participará do painel “NFTs eo futuro dos esportes – O Jogo está Mudando”, no dia 2 de junho ele lançara oficialmente sua coleção de NFT em parceria com a Reserva. Além de Bob, outro nome é de Marcello Serpa, um dos publicitários mais premiados e reconhecidos da indústria criativa latina, ele participou da criação e lançamento da coleção Surf Junk, comunidade que reune os amantes do surf.
Conheça os nomes que participarão como speakers na programação oficial: SPEAKERS NFT Brasil

Por: Fabricio Bomjardim