22 de novembro de 2024
Início » São Paulo recebe a F1 e comemora os 50 anos de grandes prêmios no Brasil

São Paulo recebe a F1 e comemora os 50 anos de grandes prêmios no Brasil

Exposição 50 de GP no Brasil - Lótus de Ayrton Senna. - Foto: Júlio D' Paula/Autódromo de Interlagos Oficial

O autódromo José Carlos Pace já está preparado para receber a penúltima etapa da Fórmula 1 neste ano de 2022, mas a emoção não será apenas na pista, a Cidade de São Paulo comemora os 50 anos de Grandes Prêmios disputado no país, uma marca muito especial para todos os amantes de esporte a motor no país.

O Heineken Grande Prêmio de São Paulo será terá seu início no dia 11 com os treinos livres, no sábado dia 12 com a Sprint Race e no domingo, dia 13, será dada a largada para o evento principal com transmissão pela TV Bandeirantes em canal aberto. O GP de Interlagos é uma das pistas mais clássicas da F1, muito elogiada por técnicos e pilotos por todo o mudo.

Os 4.309 metros da pista receberam as devidas manutenções para garantir a segurança e confiabilidade para as equipe e pilotos buscarem o máximo de desempenho em suas curvas e retas, permitindo que os carros tenham pontos de ultrapassagem segura e garantindo a emoção para o público brasileiro, que vai lotar o circuito com todos os ingressos já vendidos.

“É necessário para que sejam feitas as manutenções em aspectos de segurança em pista, garantia de segurança em pista, de forma criteriosa para atender os padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para uma corrida de Fórmula 1”, explicou Luis Ernesto Morales, engenheiro-chefe da prova.

“Para isso, tem uma grade de segurança que envolve onde o público via estar, para que eles tenham garantia de que não vão acessar área esportivas. (Foi feita) a implantação de defensas metálicas em uma área em que antes não precisava, mas agora para evitar um acidente de toque que não invada essa regia de público”, completou o engenheiro.

A emoção da Fórmula 1 no país não terá seu início no dia 11, mas já foi dada a largada no dia 18 de outubro, com a primeira grande exposição da categoria realizada no Brasil, com a “Exposição dos 50 Anos de Grandes Prêmios no Brasil” na OCA do Parque Ibirapuera.

Na OCA o público poderá ver de perto itens e réplicas históricas que marcaram a passagem de brasileiros pela principal categoria do automobilismo mundial. A Willians de Nelson Piquet, Jordan de Rubens Barrichello, a Ferrari de Felipe Massa e claro muitos elementos em homenagem ao saudoso Ayrton Senna.

Do eterno tricampeão e ídolo nacional, sua Lótus Preta, sapatilha e macacão que o piloto usou no GP do Brasil de 1993 além do troféu recebido em sua segunda vitória em Interlagos estão expostos ao público.

Muitas imagens estão expostas contando a linha do tempo do GP Brasil desde 1972 com a primeira corrida no país. Interlagos sempre foi a casa da F1 no país, apenas no ano de 1978 e no período de 1981 a 1989, o antigo autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A exposição também conta com material audiovisual ilustrando toda a passagem dos eventos da categoria e entrevistas com os pilotos que correram em solo brasileiro.

Toda a história da F1 no país estará aberta ao público até o dia 20 de novembro na OCA do Parque Ibirapuera e o Grande Prêmio São Paulo de F1 terá seu start no dia 11 de novembro, confira mais informações através do site oficial da Fórmula 1 SP.

Por Fabricio Bomjardim
Colaborou: Júlio D’Paula, Fotógrafo Oficial do Autódromo de Interlagos