Violência marca da final entre Palmeiras e Chelsea no Mundial
O sonho palmeirense de conquistar o mundial de clubes da Fifa foi prorrogado após a derrota de 2×1 para o Chelsea. A vitória do time inglês se tornou motivo de memes e motivo de violência entre os torcedores alviverdes, resultando em óbito.
A partida foi equilibrada, de um lado o time brasileiro procurando espaço para criar oportunidades de gol e do outro o time britânico pouco criativo, mas com uma marcação forte e paciente por brechas na defesa palmeirense. O jogo tomou uma nova cara no segundo tempo após os 8 minutos com gol de Lukaku para o Chelsea, forçando o clube paulista a pressionar ofensivamente o time azul.
A torcida alviverde ganhou novo fôlego e esperança renovada após Rafael Veiga marcar gol de pênalti 10 minutos após o gol do time britânico. A partida se manteve bem truncada com forte marcação inglesa e poucas oportunidades para a equipe brasileira explorar e converter em gols, prolongando a disputa para a prorrogação onde, no segundo tempo o time palestrino marca pênalti contra o Chelsea, que foi convertido em gol por Havertz.
Quando a partida foi finalizada no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi com o placar de 2×1 dando o título para o Chelsea, no Brasil a torcida palmeirense protagonizou cenas de tristeza e violência, resultando na morte do torcedor Dante Luiz, de 42 anos. O corpo foi velado no Cemitério da Saudade de Caieiras na noite de domingo (13) e o enterro foi realizado na manhã de segunda-feira (14).
Os atos e cenas de violência estão sendo analisados e investigados pela Delegacia de Repressão e Analise aos Delitos de Intolerância Esportiva, a Drade. Luiz foi vítima de arma de fogo durante a confusão entre os torcedores após a final da partida em Abu Dhabi, durante uma briga ele foi baleado por Jose Ribeiro Apóstolo Jr., um agente penitenciário que foi detido em flagrante para a prisão preventiva.
O ano de 2022 teve um início negativo para a imagem da Sociedade Esportiva Palmeiras, com a perda do Mundial de Clubes e por cenas deprimentes e de violência gratuita por parte de sua torcida.
O Palmeiras volta a campo contra a Ferroviária fora de casa pelo Campeonato Paulista no dia 16 de fevereiro as 19 horas.