21 de janeiro de 2025
Início » Toyota GT vence no retorno da WEC ao Brasil.

Toyota GT vence no retorno da WEC ao Brasil.

Largada da Rolex 6 horas de São Paulo no autódromo de Interlagos. Foto: Fabricio Bomjardim/TheNews2

No primeiro retorno do WEC ao Brasil em mais de uma década, o Toyota Gazoo Racing GR010 Hybrid Hypercar No. 8, pilotado por Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, venceu a corrida em Interlagos, que contou com a presença de 73.205 fãs durante o fim de semana. Esta também foi a primeira vitória do ano para o carro No. 8.

O trio vencedor aproveitou um problema no sensor de pressão de combustível do carro No. 7, também da Toyota, pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries. Esse problema na metade da corrida custou três minutos nos boxes, fazendo o carro No. 7 cair para o final do pelotão de Hypercar. No entanto, a equipe fez um trabalho excelente de recuperação, terminando em quarto lugar.

A Porsche Penske Motorsport teve outro fim de semana forte, garantindo um duplo pódio com seus Porsche 963 Hypercars. O carro No. 6 sofreu um furo no pneu na primeira hora, mas Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Andre Lotterer fizeram uma corrida excelente, terminando 1m08s atrás do Toyota vencedor e ficando com a segunda posição.

Completando o pódio, o Porsche Penske 963 Hypercar No. 5, pilotado por Michael Christensen, Matt Campbell e Frederic Makowiecki, que provavelmente teria terminado em segundo lugar se não fosse por uma troca na parte traseira do carro no meio da corrida. O duplo pódio da Porsche Penske mantém a marca alemã na liderança do Campeonato Mundial de Endurance de Fabricantes da FIA Hypercar com um total de 126 pontos, enquanto a Toyota (122 pontos) ultrapassa a Ferrari (109 pontos).

O Ferrari AF Corse No. 51, pilotado por James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, completou os cinco primeiros, com o Hypercar 499P sendo ultrapassado por Kamui Kobayashi nas voltas finais da corrida, terminando 3.824s atrás do Cavallino Rampante.

Em sexto lugar geral, ficou o Hypercar Ferrari 499P No. 50, vencedor de Le Mans, pilotado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen. Em sétimo lugar, ficou a equipe No. 38 Hertz Team JOTA, pilotada por Jenson Button, Phil Hanson e Oliver Rasmussen – o trio foi penalizado com uma parada e vai para uma infração técnica na última hora da corrida, caindo da quarta posição.

A Peugeot TotalEnergies teve um fim de semana encorajador, com o revisado Peugeot 9X8 No. 93, pilotado por Mikkel Jensen, Nico Mueller e Jean-Eric Vergne, fazendo uma corrida limpa e terminando em oitavo lugar. Em nono geral, ficou o BMW M Hybrid V8 No. 15 da equipe BMW M Team WRT, enquanto completando os dez primeiros e reivindicando o ponto final na classificação Hypercar ficou o Alpine A424 No. 36.

Em outros lugares, a Cadillac Racing teve um fim de semana difícil, com o V-Series R No. 2 terminando em 13º devido a problemas de freio, enquanto a Lamborghini Iron Lynx terminou a corrida em 17º lugar, prejudicada por um furo e uma parada extra. Finalmente, a Isotta Fraschini e o Tipo 6-C se retiraram da corrida devido a problemas no motor.

Na Copa do Mundo de Equipes Hypercar da FIA, a Hertz Team JOTA ficou em primeiro e terceiro lugar, com a Proton em segundo. A temporada do FIA WEC agora terá uma pequena pausa de verão antes do retorno do campeonato aos EUA para a sexta rodada da temporada, o Lone Star Le Mans no Circuito das Américas em Austin, Texas (30 de agosto a 1º de setembro).