São Paulo será a capital do skate nesta semana
Entre os dias 12 e 15 de dezembro, São Paulo será o epicentro do skate mundial com uma série de eventos dedicados à modalidade, que vão desde competições amadoras, encontros entre grandes nomes do esporte e skatistas locais, até a grande final mundial de Skate Street, o SLS Super Crown World Championship apresentado pela BB Seguros.
A capital paulista tem uma história rica e vibrante na modalidade, que extrapolou sua origem como esporte de rua para se tornar um estilo de vida e fenômeno cultural significativo.
Surgido na década de 1950, na Califórnia, o skate chegou à capital paulista nos anos 1970 e encontrou seu espaço em locais icônicos como o Largo da Batata, o Vale do Anhangabaú, a Praça Roosevelt e o Parque do Ibirapuera, onde os skatistas pioneiros, como os Ibiraboys, transformaram o asfalto em palco para manobras radicais e expressão criativa.
O skate chegou a ser proibido na cidade, em 1988, pelo então prefeito Jânio Quadros. Mas os skatistas retomaram o direito de ocupar as ruas paulistanas no ano seguinte, quando Luiza Erundina aboliu o decreto que proibia a prática. Desde então, São Paulo se tornou um centro global do skateboarding, sendo um celeiro de novos talentos, polo de empresas importantes da economia do skate e com uma rede de pistas públicas que não para de crescer.
Semana de skate em São Paulo
Nos dias 12 e 13 de dezembro, o BB LAB – Laboratório do Skate Brasileiro, maior projeto de fomento ao skate amador no Brasil – fará a grande final da temporada 2024, com provas das modalidades Park na Layback Park SP e Street, no Largo da Batata. A etapa definirá os campeões que garantirão vagas para a SLS Select Series 2025, para os vencedores do Street, e uma imersão com o medalhista olímpico Pedro Barros, para os vencedores do Park.
Os skatistas amadores que passaram por Belo Horizonte e Florianópolis se encontram agora em São Paulo para disputar o título da temporada. Entre os destaques está a jovem promessa Duda Ribeiro, de 14 anos, que chega como líder do ranking na modalidade Street feminino e favorita ao título da temporada.
Além dos fãs que viajam do mundo inteiro para acompanhar o Super Crown, o evento tem transmissão global e gratuita pela internet, além de ser exibido na televisão em diversos países, como Japão e EUA, que enviam equipes para cobertura. No ano passado, a transmissão oficial pelos canais SporTV atraiu milhões de pessoas, e a final feminina foi transmitida ao vivo na TV Globo, conquistando grande audiência. O Super Crown 2024 também será transmitido na íntegra pelo SporTV e a final feminina ao vivo na Globo.
P