22 de janeiro de 2025
Início » ROSEWOOD SÃO PAULO ABRE AS PORTAS, SE TORNANDO A PRIMEIRA UNIDADE NA AMÉRICA DO SUL

ROSEWOOD SÃO PAULO ABRE AS PORTAS, SE TORNANDO A PRIMEIRA UNIDADE NA AMÉRICA DO SUL

Reunindo o passado histórico e o futuro inovador da cidade, o hotel é o novo marco de São PauloO Rosewood São Paulo, abriu oficialmente suas portas, celebrando a entrada da Rosewood Hotels & Resorts® na América do Sul, como um novo ícone global da marca de ultraluxo. Localizado no coração da cidade e próximo à Avenida Paulista, o Rosewood São Paulo é um oásis metropolitano, situado dentro do enclave histórico do Cidade Matarazzo, um complexo de edifícios preservados do início do século 20 que estão sendo cuidadosamente transformados em residências privadas, lojas de luxo e locais de entretenimento. Ancorando o centro de vida misto de 30 mil metros quadrados, o Rosewood São Paulo ocupa as instalações do emblemático hospital Maternidade Matarazzo, bem como uma impressionante nova torre com jardim vertical. A transformação dos edifícios históricos está enraizada na sustentabilidade e faz do Cidade Matarazzo o maior projeto de revitalização do Brasil, com foco na celebração e proteção do patrimônio cultural e do meio-ambiente.

Liderado pelo empresário Alexandre Allard, reconhecido por seu envolvimento no renascimento da Maison Balmain, e projetado por importantes figuras internacionais —, incluindo o arquiteto Jean Nouvel, vencedor do Prêmio Pritzker, e o diretor artístico Philippe Starck —, o Rosewood São Paulo é uma homenagem ao Brasil, com a maior parte dos materiais e peças de design de origem local e originados da cultura diversificada do país. O novo hotel também abriga uma coleção pioneira de 450 obras de arte próprias, todas criadas em parceria com artistas locais, que se inspiraram na multiplicidade da experiência brasileira.

Com 160 apartamentos e suítes e 100 suítes privadas Rosewood disponíveis para compra, as acomodações luxuosas do hotel estão espalhadas pela Maternidade Matarazzo restaurada e pela torre vertical. O Rosewood São Paulo infundiu nova vida à Maternidade Matarazzo, de grande significado simbólico e sentimental para a cidade, berço original de mais de 500 mil brasileiros. Como um emblema da rica história da cidade e um farol que guia seu futuro, o Cidade Matarazzo ocupa um lugar central no coração de muitas gerações de paulistanos.

A área do Rosewood São Paulo abrange também a Capela de Santa Luzia, outro edifício histórico que foi cuidadosamente restaurado para preservar a sua ornamentada arquitetura de 1922. O seu renascimento chega conectado ao seu centenário, em uma nova era onde continuará a ser palco de casamentos e outras celebrações da vida.

“É uma verdadeira honra ajudar a dar vida a um projeto hoteleiro tão singular em uma das cidades mais dinâmicas do mundo”, diz o Diretor Geral do hotel, Edouard Grosmangin, que completa: “A equipe criadora do Rosewood São Paulo passou uma década neste projeto para garantir que ele honrasse e celebrasse a herança da cidade, além de trazer novos ares e dar vida ao futuro. Ao fazer isso, criamos um hotel que é uma verdadeira carta de amor a São Paulo, e ao povo brasileiro. Esperamos receber pessoas de todo o mundo para experimentar em primeira mão as experiências únicas oferecidas aqui. Nosso desejo é que o Rosewood São Paulo seja o ponto de partida para o início de uma viagem cultural e o ponto final da jornada.”

Em sintonia com a filosofia Rosewood A Sense of Place®, o design do Rosewood São Paulo foi inspirado em profundas raízes brasileiras. Sob a direção artística de Starck, 57 artistas e artesãos brasileiros se reuniram para produzir uma coleção permanente, tratando a propriedade como um projeto artístico único e inigualável. Os criadores receberam apenas uma diretriz: se pautarem pela criatividade que respeita o passado e aponta para o futuro. O resultado? O hotel abriga um grande museu de arte contemporânea brasileira, celebrando a beleza natural, a rica história e a cultura diversificada do país em obras totalmente exclusivas.

Entre as obras, destacam-se os azulejos pintados à mão e inspirados na flora e fauna do Brasil criados pela artista contemporânea Sandra Cinto, que alinham toda a área da piscina do Belavista Rooftop Pool & Bar; a poderosa pintura baseada em grafite do artista de rua Caligrapixo, de São Paulo, que realça um dos corredores do edifício da maternidade e cujo trabalho se concentra na captação da vida urbana e dinâmica da cidade e ainda o trabalho do artista Virgílio Neto, que criou uma série de desenhos originais no foyer do Belavista Rooftop, retratando histórias imaginárias da vida da estimada figura histórica que foi o Conde Matarazzo. Dentro da Capela, Vik Muniz, um dos artistas mais aclamados do Brasil no mundo, criou vitrais inspirados em Santa Luzia para substituir o original que foi descoberto durante a restauração do edifício.

 Com foco na sustentabilidade o Rosewood São Paulo está comprometido em preservar o ambiente natural do Brasil, como um dos princípios norteadores do seu desenvolvimento. O Cidade Matarazzo é um empreendimento com muito verde e um grande projeto de upcycling, com materiais de origem local 100% reaproveitáveis. As características sustentáveis executadas no projeto da propriedade incluem um programa de biodiversidade que repovoa a flora e fauna da Mata Atlântica, incluindo 250 árvores de até 14 metros de altura colocadas verticalmente na Torre Mata Atlântica. 

A propriedade se compromete a utilizar 100% de energia renovável dentro de um ano, incluindo painéis solares no local e energia de fonte renovável. Criar um impacto positivo na comunidade local e no meio ambiente é a chave para os valores e objetivos do Rosewood São Paulo, com o edifício cuidadosamente planejado para diminuir a emissão de carbono, sempre que possível. O hotel é livre de plásticos de uso único e utiliza um sistema interno de filtragem de água para produzir água engarrafada em vidro para consumo dos hóspedes. 

O Mais Novo Destino Gastronômico de São Paulo

Para celebrar esse renascimento grandioso, o Rosewood São Paulo traz seis novos espaços gastronômicos para um dos bairros mais vibrantes de São Paulo. Projetados para atender uma variedade de ocasiões, os diversos locais de alimentos e bebidas do hotel apresentam uma combinação refinada de experiências gastronômicas de categoria mundial, servidas em espaços imersivos e únicos.

O Le Jardin se estende do lobby aos jardins do hotel e é um espaço aconchegante, banhado pela luz natural, servindo cozinha atual 24 horas por dia e proporcionando o cenário perfeito para o almoço ou um jantar. 

Blaise, inspirado no romancista franco-suíço Blaise Cendrars, é um espaço de brasserie mais casual, servindo pratos de inspiração francesa influenciados por elementos da gastronomia brasileira. O design do restaurante destaca a imaginação de Blaise, que se apaixonou pelo Brasil —, e exibe o trabalho de artistas brasileiros, incluindo azulejos de cerâmica desenhados à mão por Fernando de La Rocque. Como um aceno à sua localização na Maternidade Matarazzo, os azulejos são desenhados para se assemelharem aos clássicos azulejos portugueses, mas, se observados de perto, é possível vislumbrar a imagem de uma mãe dando à luz. As paredes de madeira do Blaise são embutidas com pedras verdes feitas de vidro —, um trabalho criado através de uma técnica meticulosa de polimento de pedras vulcânicas brasileiras, executado pelas mesmas máquinas usadas para cortar diamantes.

O terceiro restaurante, Taraz, destaca a cozinha sul-americana e seu cardápio, com pratos para compartilhar, foi assinado pelo aclamado Chef Felipe Bronze com o objetivo de mostrar a arte da cozinha a lenha. O restaurante está localizado em frente ao jardim de oliveiras centenárias que estão na propriedade e foi decorado por artistas e designers locais em um estilo mais tradicional e rústico – Taraz é um nome evocativo do sobrenome do Conde Matarazzo.

O Rabo di Galo é um bar de jazz com drinques criados sob medida e petiscos conhecidos de bares brasileiros, com música ao vivo. O design geral foi inspirado nos clubes clássicos de jazz dos anos 30, apresentando móveis de couro, madeiras escuras e iluminação indireta para criar uma atmosfera íntima. O artista Rodrigo de Azevedo Saad, conhecido como Cabelo, passou um total de 68 horas desenhando à mão no teto do Rabo di Galo, conduzindo o espectador ao universo mágico e primitivo de padrões que se repetem.

Inspirado na beleza natural das piscinas cristalinas do município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, The Emerald Garden Pool & Bar é um restaurante em meio a um lindo verde tropical, especial para famílias. O interior da piscina simula os tons de esmeralda das piscinas naturais e é feito de pequenos pedaços de azulejo em 40 tons diferentes de verde e azul, criando um belo efeito de gradação de cor. As capas e cardápios do restaurante foram desenhados pelo artista e ilustrador brasileiro Walmor Correa, famoso por seus esboços de criaturas imaginárias.

O Belavista Rooftop Pool & Bar, onde está localizada a segunda piscina do hotel, é um espaço exclusivo só para adultos com vista panorâmica da cidade. Toda a sua área contém madeira adquirida da Tora Brasil.

Em harmonia com a arte e o design inigualáveis, além das experiências excepcionais de alimentos e bebidas encontradas no Rosewood São Paulo, seu amplo conjunto de lazer inclui duas piscinas, um cinema, um estúdio de música, grande espaço para eventos e um Spa Asaya, dentro do conceito de bem-estar integrado do Rosewood. Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2022, a sua abertura no Rosewood São Paulo marcará o primeiro espaço avançado do conceito de Wellness do Rosewood no hemisfério ocidental.

Sobre a Rosewood Hotels & Resorts

O Rosewood Hotels & Resorts™ administra 28 hotéis, resorts e residências de luxo únicos em 16 países, com 28 novas propriedades em desenvolvimento. Cada propriedade Rosewood abraça a filosofia A Sense of Place™ da marca para refletir a história, a cultura e as sensibilidades de cada local. A coleção Rosewood inclui alguns dos mais lendários hotéis e resorts do mundo, como o The Carlyle, A Rosewood Hotel em Nova York; o Rosewood Mansion on Turtle Creek em Dallas; e o Hôtel de Crillon, A Rosewood Hotel em Paris; além de novos clássicos como o Rosewood Hong Kong.

Para mais informações sobre a Rosewood, por favor, visite: www.rosewoodhotels.com

Créditos: Juliana Perrone/Thenews2