Red Bull vence e Mercedes dá show na Espanha.
O GP da Espanha de Formula 1 surpreendeu à todos os espectadores e aos fãs quando o favorito para vencer a corrida, o piloto da Ferrari Charles Leclerc teve problemas no carro e abandonou a corrida e seu companheiro Carlos Sainz não conquistou uma vaga no pódio. A emoção no grande prêmio se deu graças a ótima participação da equipe Mercedes que teve George Russel brigando contra as Red Bulls e Hamilton em uma corrida de recuperação impecável.
Leclerc foi o melhor piloto do final de semana, correndo bem nos treinos livres e conquistando a pole pósiton, o jovem piloto da escuderia Ferrari largou bem sem dar chances para que seu rival Max Verstappen assumisse a liderança no início da prova, mas na 27ª volta o motor Ferrari perdeu potência, levando-o a abandonar a prova. A vitória praticamente certa nas mãos da equipe italiana foi perdida e dada de graça para a equipe Red Bull.
Sem os pilotos comandados por Mattia Binotto na disputa, as atenções foram voltadas para George Russel e para o pelotão intermediário. O jovem piloto britânico com sua Mercedes W13 brigou com as Red Bulls, conseguindo segurar o atual campeão Verstappen por algumas voltas, dando muito trabalho para o time austríaco passa-lo na pista. Russel terminou na terceira posição do grid, atrás de Verstappen e Perez, o piloto foi muito elogiado por ter dado uma aula de como se defender uma posição contra dois pilotos com carros superiores.
Além de George, o heptacampeão, Lewis Hamilton foi eleito o piloto do dia após uma incrível corrida de recuperação. Após um toque com a Haas de Magnussen no ínicio da corrida, o britânico foi para as últimas posições após fazer uma parada de emergência para trocar os pneus furados, Hamilton pensou em desistir da corrida mas seu engenheiro convenceu a permanecer na pista e tentar ficar entre os 10 primeiros colocados.
Hamilton e sua equipe atualizaram as estratégias e seua W13 saiu de 18ª para a quarta colocação, a equipe alemã estava muito animada com a possibilidade de terminar a corrida com P3 e P4, tendo Russel e Lewis marcando pontos importantes para o campeonato de construtores, porém, um erro de cálculos da equipe obrigou o 7 vezes campeão a tirar o pé faltando 2 voltas para o final e ceder a quarta colocação para o piloto da Ferrari, Carlos Sainz, com receio de que a Mercedes 44 ficasse sem combustível e não terminar a prova.
O chefe da equipe alemã, totó Wolff não poupou elogios para Hamilton e Russel, ele viu o desempenho de seus pilotos com esperanças de brigar pelo título de construtores e até uma possível disputa pelo título de pilotos ainda nesta temporada.
Sobre Hamilton Wolf disse: “Aquilo parecia que ele estava guiando um carro campeão, e isso não era possível nas corridas anteriores”. Já para o jovem Russel ele comentou: Eu vi hoje um carro que me lembrou dos anos anteriores, onde você poderia estar 30s atrás de todo o grid e acabar próximo do pódio”.
Sem o seu grande rival da temporada na pista, o atual campeão Max Verstappen venceu a corrida e assumindo a liderança do campeonato com 110 pontos, 6 pontos a frente de Leclerc que fica em segundo e logo em sequência temos Sergio Perez com 85 pontos e George Russel com 74 pontos. O próximo GP será em Mônaco no dia 29 de maio, circuito que não é muito favorável para Charles, que até o momento não conseguiu bons resultados em sua casa.
Por: Fabricio Bomjardim
MTB/SP: 67912 – Arfoc/SP: 1602