14 de maio de 2024
Início » Presença militar russa na Ucrânia isola o país.

Presença militar russa na Ucrânia isola o país.

Manifestação contra o conflito na Ucrânia. Foto: Carlo Echegoyen/Thenews 2

A ação militar promovida pela Rússia em solo ucraniano, chamada pelos russos como “operação militar especial” ou “desmilitarização da Ucrânia” está apresentando tristes cenas de destruição no leste europeu e também resultado no isolamento do governo e população russa no mundo. Atualmente o país passa por grandes sanções financeiras e econômicas além da proibição do trânsito de veículos e aeronaves russas na Europa e nos Estados Unidos.

O cenário de guerra em solo ucraniano é algo complexo de ser analisado e avaliado no ponto de vista militar, econômico e sociocultural devido à grande demanda de informações que chegam da região, muitas Fake News, material de propaganda de ambos os envolvidos e pouca imparcialidade jornalística. Em meio a uma guerra de informações, as imagens de solados russos e ucranianos além de civis afetados pelo conflito é o que ganha a atenção de pessoas comuns ao redor do mundo que clamam pela paz.

O cenário global é de protestos contra o conflito, contra o presidente russo, Vladimir Putin e o medo de que a ofensiva militar na Ucrânia se espalhe pelo continente europeu, se tornando um conflito regional ou até mundial. Protestos são registrados em países latino-americanos como o México e Brasil, nos Estados Unidos e em todos os países europeus, bem como já foi reportado pelos repórteres da The News 2.

A situação atual no leste europeu vai além da comoção popular e pedidos de paz, se tornou num isolamento da Rússia, do povo russo e a fomentação de um sentimento de russofobia. Atletas e estudantes russos estão passando por dificuldades, sendo impedidos de participar de competições esportivas internacionais e alunos russos sendo expulsos de escolas e universidades da comunidade europeia.

No campo esportivo a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) cancelou o GP da Rússia, pilotos russos não podem usar a bandeira de seu país e países como a Inglaterra proíbe que pilotos daquele país possa competir em solo britânico. A Federação Internacional que regula o Futebol a FIFA também baniu a seleção russa da Copa do Mundo 2022 e o comitê olímpico também vai boicotar atletas russos.

No campo financeiro as empresas russas estão sofrendo o impacto direto pela remoção de bancos russos do sistema SWIFT, boicote de empresas ocidentais e asiáticas que operam em solo russo além da interrupção do envio de itens e equipamentos para a indústria russa. As ações contra Moscou estão afetando a economia internacional e gerando dúvidas e imprevisões de curto e médio prazo.

Atualmente poucos bancos russos estão no sistema Swift, devido ao fornecimento de gás russo e outras matérias energéticas convencionais e nucleares para a Europa. As bolsas de valores estão sofrendo grandes variações devido à alta no Gás, Petróleo e incertezas sobre o quão demorado vai ser o conflito na Ucrânia e por quanto tempo tais sanções ocidentais vão se manter ativas.

Analistas econômicos e de segurança espera que a atual rodada de negociações entre a Ucrânia e Rússia, acontecendo na fronteira da Polônia com a Belarus resultem num cessar-fogo para que a economia volte a ter estabilidade e para poupar vidas humanas.

Por: Fabricio Bomjardim
Video com imagens de: Josi Donelli, Niyi Fote, Edson de Souza e Carlo Echegoyen.