NETmundial+10 indica fortalececimento Fórum de Governança da Internet (IGF)
Com debates sobre governança do mundo digital o NETmundial+10, realizado 10 anos após o evento original reuniu mais de 800 participantes de diversos países para atualizar a declaração criada em abril de 2014, na data da sanção do Marco Civil da Internet pela presidente Dilma Rousseff
Durante os dias 29 e 30 de abril a conferência NETMundial+10 reuniu mais de 800 participantes, stakeholders de 60 países e de diferentes setores em São Paulo no Hotel Grand Hyatt. O objetivo do evento foi discutir os desafios da governança da internet na atualidade e uma agenda de consenso para tomada de decisões sobre o mundo digital. Promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento terminou com a produção de um documento que teve poucas alterações em relação aquele que foi aprovado 10 anos atrás e que, como novidade, propôs de forma destacada o fortalecimento do Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês).
O IGF acontece anualmente e o documento final do NETmundial+10 afirma que ele poderia ser consolidado como o espaço preferencial para compartilhamento de informações e melhor coordenação entre os processos de governança digital.
Para ajudar a sociedade a enfrentar os desafios, o NETmundial+10 oferece diretrizes operacionais e informações para vários processos contínuos sobre a evolução da arquitetura de governança para questões digitais. O documento final afirma que o Órgão Consultivo de Alto Nível sobre Inteligência Artificial (HLAB/AI) e outras organizações e plataformas que lidam com essa questão devem lutar por um desenvolvimento ético que priorize a transparência, a responsabilização e a mitigação de preconceitos.
Esse documento foi elaborado a partir de mais de 150 contribuições de representantes de governos, do setor privado, da sociedade civil e das comunidades técnicas e acadêmicas.
O evento contou com a presença da Ministra de Ciência e Tecnologia Luciana Santos e com a participação de representantes da ONU, UNESCO, União Européia e de governos de diversos países como os EUA. O NetMundial+10 foi presidido por Renata Mielli, atual presidente do CGI.
Confira aqui a declaração final do NETMundial+10 ( NETmundial+10 Multistakeholder Statement )
Reportagem e Fotos: Leandro Chemalle / TheNews2