Libertadores do Automobilismo’ 2025 indica cenário imprevisível para duelo Brasil x Argentina

rros da TCR South América durante final de semana com 2 provas no Autódromo de Interlagos. Foto: Fabricio Bomjardim/TheNews2
Uma das grandes atrações do TCR South America Banco BRB fica por conta da disputa pelo título entre pilotos brasileiros e argentinos. A primeira etapa da temporada 2025, disputada no Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio, em Rosário, reforçou tal perspectiva com embates diretos entre competidores dos dois países. Os donos da casa levaram a melhor e venceram as duas provas da rodada, mas os brasileiros mostraram que estão no páreo para levar a disputa pelo título, que terá sequência neste fim de semana (19 e 20 de abril) com a segunda etapa do calendário, marcada para o Autódromo Ciudad de Oberá, na província de Misiones, no nordeste da Argentina.
Em termos de vitórias, os argentinos largaram na frente na edição 2025 da ‘Libertadores do Automobilismo’ com os triunfos de Leonel Pernía (Honda YPF Racing) na primeira corrida da etapa de Rosário, enquanto Fabricio Pezzini, campeão em 2022, terminou em primeiro lugar na segunda prova com o Cupra Leon VZ preparado pela equipe brasileira W2 ProGP.
Leonel Pernía completou uma campanha positiva com o terceiro lugar na disputa que fechou a rodada e terminou o primeiro fim de semana do campeonato como líder, com 71 pontos somados.
O desfecho da etapa rosarina revelou que o embate entre Argentina e Brasil fica somente na pista. Tendo Ayrton Senna como maior ídolo da sua carreira nas pistas, Fabricio Pezzini corre com o capacete inspirado no layout eternizado pelo tricampeão mundial de Fórmula 1 e novamente homenageou Senna após conquistar vitória contundente na primeira etapa.
Curiosamente, os brasileiros com melhor desempenho na rodada inaugural da temporada correm por equipes argentinas. O principal destaque ficou para o atual campeão do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB.
Pedro Cardoso iniciou bem sua campanha rumo ao bi do certame sul-americano e terminou as duas corridas de Rosário no pódio: terceiro na primeira prova, o brasiliense foi declarado segundo colocado na disputa complementar, garantindo pontos importantes a bordo do Peugeot 308 GTI TCR preparado pela PMO Racing, baseada em Buenos Aires. Cardoso soma 65 tentos, apenas seis atrás de Pernía.
No início da sua primeira temporada completa no campeonato continental do conceito TCR, Nelson Piquet Jr. também foi bem. Em meio ao processo de aprendizado e evolução em um carro de tração dianteira, o brasiliense registrou boa performance a bordo do Honda Civic Type R FL5 entregue pela Squadra Martino, com base em Córdoba.
O ex-Fórmula 1 e primeiro campeão do Mundial de Fórmula E terminou em segundo lugar a Corrida 1, a apenas 0s674 do companheiro de equipe Leonel Pernía. Traído por um furo no pneu, o filho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, saiu de Rosário com 55 pontos, porém ciente do potencial que tinha para somar muito mais.