21 de janeiro de 2025
Início » G20 lança Aliança Global Contra Fome e inclui menção a taxação dos super-ricos

G20 lança Aliança Global Contra Fome e inclui menção a taxação dos super-ricos

Ao longo de dois dias ensolarados a cidade do Rio de Janeiro (RJ) se tornou mais uma vez a capital mais segura do mundo para receber mais de 40 líderes mundiais para os encontros do G20 que se concentraram no Museu de Arte Moderna, o MAM, que fica na zona portuária da capital carioca.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocupa a presidência temporária do G20 fez o lançamento oficial da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza durante a abertura da reunião de Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo do G20, na manhã da segunda-feira (18). A cerimônia contou com a presença dos presidentes Joe Biden (EUA), Olaf Scholz (Alamenha)), Xi Jinping (China) e Emmanuel Macron (França), os demais líderes das maiores economias do mundo e de países convidados.

O Documento Final do G20 faz menção a taxação dos super-ricos como um dos mecanismos de combate a pobreza e as desigualdades e também reitera que resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) devem ser respeitadas, enfatiza as consequências humanitárias de conflitos como na Ucrânia e na Faixa de Gaza, condena o uso da força contra a soberania dos Estados e defende soluções diplomáticas e de paz, além de reafirmar o apoio a uma solução de dois Estados para o conflito Israel-Palestina.

Nos dias que antecederam a Cúpula de Líderes o governo brasileiro organizou o G20 Social, com diversos debates, e atividades culturais que se concentraram nos galpões da zona portuária do Rio e na região do Museu do Amanhã. O G20 Social teve debates com artistas como a cantora Ludmilla e a participação de autoridades como o Secretário Geral da ONU Antônio Guterres e do presidente do Chile Gabriel Boric na Plenária dos Prefeitos U20 coordenada pelo prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes.

Na parte cultural os shows do Festival Aliança Global contra a fome a pobreza contou com shows de Daniela Mercury, Maria Rita, da ministra da Cultura Margareth Menezes e diversos outros artistas.

Durante essa semana de eventos a rotina no Rio de Janeiro mudou, com diversos bloqueios, esquemas especiais de segurança, atiradores de elite e passeios dos presidentes nas principais paisagens da capital carioca.

Reportagem: Leandro Chemalle
Fotos: Leco Viana / The News2