5 de maio de 2024
Início » Conheça um pouco mais da história do Esports.

Conheça um pouco mais da história do Esports.

Vista do Troféu da Brasil Game Cup 2019 durante a BGS. - Foto: Fabricio Bomjardim/The News 2

As modalidades esportivas têm um grande aprecio e número de praticantes ao redor do globo, cada país ou região tem seus esportes favoritos e profissionais reconhecidos mundialmente, principalmente os atletas de Futebol, Vôlei, Basquete, Fórmula 1 e esportes radicais como o Skate, mas agora existem novos players globais que são famosos no mundo Gamer graças a evolução e popularização dos esportes eletrônicos. Com o avanço da tecnologia, diversificação e popularização de jogos eletrônicos para consoles e computadores os campeonatos virtuais se tornaram algo acessível para pessoas em todo o planeta que competem sem se deslocar fisicamente.

No início da era dos jogos eletrônicos, nos primeiros anos da década de 1970 e com o aumento das produtoras, distribuidoras de árcades e consoles nos anos de 1980 e década de 1990, algumas empresas realizavam campeonatos, reunindo jogadores regionais e até globais em um único espaço para competir. Assim foi com as Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar, em 1972, Space Invaders Championship organizada pela Atari em 1980 e com o Nintendo World Championships em 1990.

Os eventos realizados antes da década de 2000 eram muito mais segmentados e apenas realizados, em grandes proporções, nos Estados Unidos, Japão e Europa. Com a evolução da internet banda larga, atualização e conectividade dos PC’s e Consoles a rede de internet, deu-se o início da construção de servidores e redes específicas para atender produtoras de jogos e seus consumidores, abrindo espaço para as competições remotas sem a necessidade do deslocamento físico para um país ou estabelecimento específico.

Mas a popularização dos jogos eletrônicos online e consecutivamente, a evolução de jogos competitivos, se deram após o ano de 2010 junto com a popularização do streaming, tendo a Twitch (2011) como uma das principais percursoras, transmitindo partidas de jogos eletrônicos para os 7 continentes em tempo real, contribuindo para o surgimento de novos jogadores, novos competidores e popularização de produtora de jogos e suas obras.

Atualmente os jogos mais populares são de Tiro, como Free Fire e Counter Strike (CS Go), jogos de MMo RPGs e jogos de Battle Arena, como o League of Legends, além de títulos comuns entre os games, os jogos que remetem aos esportes tradicionais como Futebol e automobilismo temos o Gran Turismo, Formula 1 e a EA Sports com a franquia do FIFA é a grande estrela nos PC’s e Consoles. Todas as grandes franquias dos esportes eletrônicos realizam eventos online e presenciais, esses que conseguem atrair centenas de dezenas de expectadores, como foi o League of Legends em 2016 com 14,7 milhoes de espectadores e o DOTA2 com 5 milhões 2017.

Neste ano de 2022, ano pós restrições causadas pela pandemia de Covid-19 pelo mundo, os eventos estão retornando com seus eventos virtuais, além do formato presencial, sendo realizados dentro de grandes feiras ou de forma particular. No cenário brasileiro podemos citar alguns bons exemplos neste ano como o CB LoL, Stock Car e com a Brasil Game Show que realizará competições dentro da maior feira gamer do país.

A Stock Car Pro Series, aproveitando da alta dos esports de automobilismo, criou sua própria competição contando com a presença dos pilotos profissionais da categoria e também com o público ou, jogadores em geral. A E-Stock foi formada com 3 categorias e contando com 36 etapas contando com 120 pilotos profissionais do automobilismo real, profissionais do automobilismo virtual e para amadores virtuais.

O League of Legends sempre foi bem popular e não parou com suas competições virtuais, porém eles fazem um plus, sempre sua final é realizada em um espaço físico e transmitido via streaming. Neste ano, sua final teve um pico de 331 mil espectadores simultâneos, além dos 140 fãs que conseguiram comprar os ingressos para assistir presencialmente no Ginásio do Ibirapuera.

O próximo mega evento com competição em tempo real será dentro da Brasil Game Show no dia 08 e 09 de outubro, com o campeonato masculino e feminino de CS-Go promovido pela Monster Energy BGS Esports, a promessa é de casa cheia.

Por Fabricio Bomjardim