29 de abril de 2024
Início » Campus Party #15

Campus Party 2023. Foto: Fabricio Bomjardim/TheNews2

A 15ª edição da Campus Party Brasil teve seu início nesta terça-feira (25), um evento considerado a maior experiência tecnológica em internet das coisas, blockchain, games, cultura maker, educação e empreendedorismo do mundo. O evento acontece no Pavilhão de Exposição do Distrito Anhembi, na capital paulista.

Os ingressos já estão disponíveis para compra no site do evento, com preços variando entre R$ 450 e R$ 565, oferecendo diferentes opções de acesso aos participantes. Os tipos de ingresso são: “campuseiro” presencial sem camping (acesso a todos os dias do evento de forma individual); “campuseiro” presencial com camping (acesso a todo o evento e uma barraca individual com todos os benefícios e estrutura); “campuseiro” presencial com camping duplo (acesso à estrutura do camping, mas cada participante deve adquirir seu ingresso); e “campuseiro” online (ingresso gratuito para assistir a todas as palestras de forma online, com certificado de participação ao final do evento). Vale ressaltar que “campuseiro” é o nome dado aos participantes da Campus Party.

Nesta edição, a Campus Party Brasil também sediará a final da competição Printer Chef, reunindo os vencedores das edições da CPBSB5 e CPGoiás3. A Printer Chef é um campeonato gastronômico no qual os pratos são feitos com alimentos produzidos em impressora 3D. Antes do torneio, os concorrentes passam por um workshop sobre a impressão dos produtos no equipamento. Haverá duas seletivas com os 16 participantes de São Paulo para definir quem disputará a final no dia 29 de julho.

  • PCs tunados durante a Campus Party 2023. Foto: Fabricio Bomjardim/TheNews2

Os jurados desse campeonato serão Tanya O’Callaghan e Derrick Green, produtora e apresentador, respectivamente, do programa Highway to Health, o youtuber Fábio Chaves, e o vice-campeão da 2ª edição do Master Chef Brasil, Raul Lemos.

“Esta é a primeira competição gastronômica do mundo com bioimpressão de alimentos que são à base de batata, grão-de-bico, feijão, beterraba, chocolate e doce de leite. Depois, estes serão harmonizados com outros pratos por chefs de universidades de gastronomia ou de cursos profissionalizantes que disputam ali uma grande competição”, explicou o CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.

Uma das novidades deste ano é o palco multiuso, que possui áreas versáteis podendo funcionar tanto para palestras como para workshops. Entre as palestrantes que ocuparão esse palco, destaca-se Lucy Hawking, jornalista, escritora, educadora e filha do falecido físico teórico Stephen Hawking. Sua presença é especialmente significativa, pois ela é presidente da Fundação Stephen Hawking e autora de diversos livros voltados para adolescentes e jovens, abordando temas como inteligência artificial, computação quântica, internet das coisas, entre outros.

Outra atração da agenda é o programa Startup 360, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esse programa tem como objetivo proporcionar oportunidades para startups, sejam elas iniciantes ou avançadas, para exporem seus trabalhos. Além disso, as empresas de inovação participantes receberão mentorias e treinamentos, agregando ainda mais valor ao evento.

A Campus Party terá um campeonato de robótica e exibição de carros autônomos, explorando a tecnologia. Os jogos eletrônicos e palcos de animes com cosplays e dubladores serão opções de entretenimento. Além disso, haverá exposição de cartoons e hackathons para os entusiastas da programação. Destaque para os “campuseiros” que poderão ajudar a definir a inteligência artificial do evento.

“A grande missão da Campus Party é descobrir os talentos e dar a eles esse protagonismo. Sempre buscamos trazer grandes inovações e conseguimos isso no passado. Em 2010, fizemos um fórum dentro da Campus Party que deu origem ao Marco Civil da Internet em 2019. Outro caso de sucesso foi um hackathon com foco em digitalizar a carteira nacional de vacinação e isso gerou o ConectaSus. O que quero mostrar com isso é a potência que a Campus Party tem de entregar um legado para a sociedade”, destacou Novaes.

Imagens e texto por Fabricio Bomjardim para a TheNews2