28 de abril de 2024
Início » Cosplayers recebem tratamento especial na BGS

Cosplayers presentes na BGS 2022 - Foto: Fabricio Bomjardim/TheNews2

A Brasil Game Show (BGS) destaca-se como uma das principais exposições de videogames e entretenimento eletrônico na América Latina. Realizada anualmente no Brasil, atrai uma ampla variedade de participantes, incluindo fãs de videogames, entusiastas da cultura geek, jogadores profissionais, desenvolvedores de jogos e grandes empresas do setor de tecnologia e entretenimento.

A BGS oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar em primeira mão os mais recentes lançamentos de jogos, consoles, periféricos e tecnologias relacionadas, ela proporciona uma gama diversificada de atividades, como demonstrações de jogos, campeonatos, palestras com desenvolvedores, sessões de autógrafos com figuras importantes da indústria de jogos e áreas dedicadas a diferentes gêneros de jogos. É um evento em que os fãs podem encontrar seus ídolos, adquirir produtos exclusivos, interagir com outros jogadores e ficar por dentro das últimas novidades no universo dos videogames.

Além das atrações centradas no mundo dos games, a BGS também celebra os cosplayers, que se tornaram uma parte integral e cativante do evento. Para quem não está familiarizado, cosplayers são indivíduos que abraçam a prática do cosplay, que envolve se vestir como personagens de várias formas de mídia, como anime, mangá, videogames, filmes, programas de TV, quadrinhos, entre outros.

O termo “cosplay” é uma fusão das palavras “fantasia” e “representação” e muitas vezes inclui não apenas a caracterização visual, mas também a incorporação da personalidade e dos maneirismos do personagem. Os cosplayers atraem a atenção por onde passam e estão presentes em uma ampla gama de eventos relacionados à cultura geek, nerd, gamer e otaku, assim como em feiras de cultura pop, tanto ocidental quanto oriental.

A BGS não fica de fora dessa tendência e oferece uma plataforma e um palco para desfiles e concursos de cosplays, e contando com uma equipe atenta à sua relação com o público e com os jornalistas que cobrem suas edições, percebeu que os cosplayers se tornaram atrações interativas essenciais no evento, diante disso, se tornou uma das pioneiras no país a oferecer credenciamento gratuito para cosplayers, reconhecendo a importância desses artistas interativos na experiência dos visitantes da feira.

O evento tem uma boa avaliação e cai no gosto do público, principalmente dos cosplayers que a frequentam, além de se tornar um dos principais eventos para a galea cosplayer que criam projetos em grupo e individuais para estreiar durante o evento.

Cosplayer Yara – @yara.lys – presente na BGS

Para a cosplayer Yara (@yara.lys), que frequenta diversos eventos de cultura pop, geek, otaku e gamer, vem frequentando as edições da BGS desde 2014, se tornando o seu evento favorito. Um dos pontos que faz ela, entre outros, gostarem tanto da Brasil Game Show é em relação a atenção que a organização vem dando para seu público e cosplays.

“ Eu acho que é o diferencial, pois ultimamente os eventos estão muito gourmetizados, não dão valor aos cosplayers que, querendo ou não, é uma das melhores e principais atrações dos eventos. Imagina! Um evento sem cosplay, qual a Graça? BGS é favorita pois nos apoia e nos dão assistência, é um ambiente acolhedor!”, disse Yara sobre o evento, que segundo ela é “Legendário”.  

Kauê e seu cosplay de Ronoa Zoro na BGS 2022 – Reprodução: Instagram @_Kauesoares_

O cosplayer Kauê Soares (@_kauesoares_) o maior evento de games da América Latina se tornou realidade em 2022, foi sua primeira presença nesta mega feira, não deixando de elogiar a iniciativa e a atenção que ele e seus amigos recebem: “Acho muito bom eles darem essa moral para os Cosplayers e se rolar VIP fica ainda melhor”, disse Kauê.

A Brasil Game Show vem criando ações e tomando iniciativas muito criativas voltadas para o seu público, um trabalho que consegue gerir bem seu relacionamento com visitantes, imprensa, expositores, cosplays e muito mais. Isso demonstra o compromisso da BGS em abraçar a diversidade e a criatividade que os cosplayers trazem para o universo dos videogames e da cultura geek como um todo.

Marcelo Tavares, criador da BGS durante coletiva com a imprensa na edição 2022, falando sobre os Cosplayers.

*Entrevistas realizadas no dia 16 de setembro via redes sociais e chats.
Por: Fabricio Bomjardim