Argentina Tricampeã do Mundo!
Argentina quebra sequência européia em títulos do mundial de futebol, vence a França nos pênaltis e se consagra como tricampeão do Mundo. Sua tragetória durante a Copa do Mundo no Catar foi de superação, garra e levou um pouco de felicidade para o povo argentino após 36 anos de jejum sem títulos no principal torneio de futebol do planeta.
O placo para o campeão da Copa no Catar foi o estádio Lusail, local onde franceses e argentinos lotaram as arquibancadas, as ruas próximas e as fanfest, segundo dados oficiais, mais de 40 mil argentinos estiveram presentes para acompanhar sua seleção na esperança de gritar “campeón”. A torcida francesa não se comparou com a sul-americana, e teve a presença do presidente francês, Emanuel Macron no estádio.
No campo, a seleção francesa, bicampeã em 2018 e com sua estrela maior, o atacantes Mbappé, jogador que hoje faz parte do clube dos melhores jogadores do mundo. No outro lado a Argentina com o maior jogador deste século, Leonel Messi, que levava consito todo o desejo, espírito de toda uma nação que não vive seus melhores dias com a situação econômica nada animadora e seu papel de líder supremo do esporte argentino após a perda do ídolo maior, Diego Maradona.
Após a festa de encerramento, o apito inicial da partida foi dado e o mundo assistiu aos 45 minutos de domínio completo arntino em campo, com uma França perdida e apagada, os dois jogadores nascidos na cidade de Rosário, na Argentina maracaram na primeira etapa, Messi de Pênalti e Di Maria marcou um gol espetacular após uma brilhantes jogada, foi um golaço em equipe, Argentina 2 x 0 França.
A segunda etapa da partida iniciou com um enorme pressão sul-americana, com ataques e chances do terceiro gol para a Azul Celeste até metade do segundo tempo, quando o atacante francês, Kolo Muani foi derrubado na área e cravando pênalti contra os argentinos. Esse foi o momento em que o craque da França acordou, Mbappé marcou o gol de penalti, e minutos depois marcou um golaço que lhe concedeu a artilharia da copa, o empate frances e reacendeu a esperança dos franceses em consquistar o título.
A partida foi para a prorrogação, gol para a Argentina, gol para a França e a partida se encerraria em 3 a 3 após uma exibição épica do goleiro argentino Martínez, que segurou a super ofensiva francesa já no final do tempo extra, garantindo o empate e levando a decisão para os pênaltis.
Esta foi a terceira decisão de Copa do Mundo através da cobrança de penalidades máximas, a primeira em 1994 com o Brasil superando a Itália e a segunda em 2006 quando a Itália venceu a França. Nesta final os argentinos superaram os franceses por 4 a 2, novamente a França perde o título em uma decisão por pênaltis e o goleiro argentino Martínez se um torna protagonista por novamente defender cobranças decisivas que contribuiu para a glória argentina.
A Argentina 3 vezes campeã do mundo, 1978 com Mario Kempes, 1986 com Maradona e 2022 com Leonel Messi, atleta do século, superando seu arquirrival, Cristiano Ronaldo de Portugal, se afirmando como o grande ídolo da nação argentina após a partida de Diego Maradona, único super craque de sua geração a se tornar campeão do mundo. Argentina foi tri com a melhor equipe, com o melhor treinador e com o melhor jogador do Mundo.
Por: Fabricio Bomjardim