BGS 2022 – De Volta ao Jogo!
De volta ao Jogo, este foi o slogan da Brasil Game Show (BGS 2022) que voltou com o formato presencial após 2 anos afetados pelas restrições da Covid-19. A edição contou com 7 dias de duração e com a presença de 400 marcas e mais de 200 mil visitantes.
Esta foi a sua 13ª edição, ao longo de sua realização, a feira recebeu mais de 2 milhões de pessoas, 326 mil só na edição 2019. O evento continua focado com seu público majoritário, os Gamers, além de receber entusiastas, jogadores iniciantes, além de cosplayers, admiradores e empreendedores do mercado além do público geral.
Neste ano muitas marcas que já estiveram presentes em edições anteriores, retornaram ao Expo Center Norte enriquecendo a BGS, mas o público em geral sentiu a falta de uma das gigantes do mundo dos jogos e consoles, a Microsoft com seu Xbox. A gigante que compete o mercado junto com as japonesas, Playstation da Sony e com a Nintendo, não participou desta edição e não deu detalhes de sua decisão, Marcelo Tavares, fundador da BGS disse que as portas estão sempre abertas para a Xbox e o público espera seu retorno em 2023.
Quem entrou na feira percebeu o tamanho da Playstation e Nintendo, os dois maiores estandes no Expo Center Norte, além de ter reparado na mudança do layout adotado pelo Banco do Brasil, que se tornou mais interativo além de trazer o Campeão Mundial de Skate e atual presidente da Confederação Brasileira de Skate, Bob Burniquist para interagir com o público.
As grandes empresas do mercado de PC Gamers mantiveram-se firmes e forte com presença ativa nesta edição como a Acer, Dell, Lenovo, Hyper X, Red Dragon, Western Digital (WD), AMD e Intel, presentes por muitas edições. Não podemos também esquecer a importância e a presença dos varejistas do setor gamer como a FAST, Amazon, Kabum que participou junto com a Magazine Luiza, a Pichau Informática entre muitos outros, o espaço foi bem uniformizado agregando as grandes e pequenas empresas que atuam no mercado de venda de jogos, consoles, periféricos e outros produtos relacionados.
Em 2022 o stream mostrou sua força durante os 7 dias de evento tendo a Twitch e o Youtube como os grandes nomes do evento e com um leque rico de atrações, contando com uma programação repleta de streamers e youtubers interagindo com os seus visitantes presenciais e também com transmissão ao vivo em suas plataformas. Praticamente todos os expositores transmitiram suas atrações e atividades ao vivo durante toda a Brasil Game Show, sendo um sucesso presencial e online.
Nesta era marcada por jogos em formato de multiplayer online, do mais clássico RPG ao atuais games de Battle Royale, a BGS voltou para mostrar a importância dos eventos presenciais, aumentando a interação das empresas produtoras, desenvolvedoras e varejistas para com seu público. Além de atrativos, brindes e muita interatividade nas estandes, os visitantes também se divertiram com a presença dos Cosplayers, que se caracterizavam de diferentes personagens do mundo Geek, Animes e do universo dos Games.
A presença do Cosplay se tornou um atrativo positivo para a BGS, a variedade e a quantidade de personagens andando lado a lado com os visitantes foi muito bem recebido, rendendo muitos elogios do público em geral. A Hoyoverse causou até congestionamento de público com suas frequentes apresentações no palco com cosplayers de seu RPG carro chefe, o Genshin Impact, foi um dos mais visitados durante toda a feira.
Neste ano os Cosplays contaram com um camarim e palco só para eles, a Bauducco comprou o desafio e realizava 2 concursos diários com um time de jurados super conhecidos no meio cosplay e, não apenas o palco principal, mas a galera que foi trajada com seus personagens favoritos também tiveram a oportunidade de participar de outros concursos cosplays durante a feira, assim como ocorreu na Acer e na C3 Teconlogy. Segundo a organização do evento, nesta edição foram concedido mais de 2 mil ingressos VIPs ], validos para os 7 dias de evento, para cosplays de todo o Brasil.
Campeonato de games, concursos cosplays e a variedade de expositores não foram os únicos atrativos, a BGS contou também com a presença de muitos rostos famosos além de Youtubers, pro players e Streamers, os público também pode contar com apresença do Ator e piloto de Porsche GT3, Caio Castro, do apresentador Celso Portiolli que realizou o Passa ou Repassa presencial e épico na stand o SBT e novamente contamos com a presenta do músico compositor Shota Nakama que além da Video Game Orchestra que já conhecemos das edições anteriores, ele nos apresntou a Sonic Symphony, que pela primeira vez veio ao Brasil.
A Brasil Game Show se tornou não apenas o maior evento de games da América Latina, mas também como um dos eventos mais queridos pela comunidade geek, nerd e otaku do Brasil, sendo ela citada como o evento favorito ou um dos favoritos mesmo quando se comparado com outras feiras geeks como a Comic Con e Anime Friends. Não será estranho se a BGS superar a própria Comic Con no quesito “escolha da audiência” do público comum, o crescimento da feira e do carinho de jovens e adultos por ela não para.