Brasil entra na reta final para o primeiro turno das eleições no país.
O ano de 2022 será marcada por um ano eleitoral forte e com fortes tensões entre candidatos e eleitores por todo o país. Na reta final da corrida eleitoral, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são os mais fortes para vencer as eleições no primeiro ou disputar um eventual segundo turno.
Faltando pouco para o dia 2 de outubro, os institutos de pesquisas já estão trabalhando a todo o vapor com a coleta de dados e de intenções de votos, podendo divulgar os resultados até o dia de votação.
A semana começou com a pesquisa da BTG/FSB com resultado favorável ao candidato do PT, apresentando 45% de intenções de votos para Lula e Bolsonaro com 35%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% e Simone Tebet (MDB) aparece com 4%, ambos continuam menos de 2 dígitos nas pesquisas, muitos já os entendendo como fora da disputa presidencial. Os institutos Ipec, PoderData e Quaest vão publicar seus resultados ainda nesta semana, entre os dias 27 e 29 de setembro, o Datafolha divulgará seus resultados no dia 30 assim como o Ipeste.
Na agenda dos dois principais candidatos ao cargo máximo do executivo brasileiro, o candidato Lula participará de evento em São Paulo nesta terça-feira (27) e Bolsonaro já se prepara para a participação no debate ao vivo que será realizado pela TV Globo, no dia 29, que até o momento conta com a presença confirmada do atual presidente, do candidato Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet.
Por: Fabricio Bomjardim
Imagens: Leco Viana e Fabricio Bomjardim