UP! ABC marca o retorno dos eventos da comunidade Geek e Pop Japonesa
O seguimento de feiras e eventos foram muito afetada devidas o restrições causadas pelo surto de Covid-19 em 2020. Os produtores dos seguimentos empresariais, industrial, entretenimento e cultural apenas retomaram seus planejamentos conforme as restrições se tornaram mais flexíveis e em 2022 os grandes eventos da cultura pop japonesa, gamer e geek estão de volta.
Neste ano, praticamente sem grandes restrições devido a pandemia do corona vírus, já estão confirmados os grandes eventos Gamer e Pop, como a Brasil Game Show e Comic Com Experience (CCXP) para o segundo semestre de 2022. Já para os fãs mais antenados na cultura pop japonesa contarão com o Anime Friends e já deram o ponta pé inicial no mundo pós pandemia com o UP! ABC da Across Entertainment.
A produtora de eventos para o público nerd e pop japonês, realizou a versão pocket do UP! ABC em março, batizado de UPinho e o evento principal nos dias 14 e 15 de Maio dentro das instalações da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). O UP! Marcou o retorno dos eventos em São Paulo e Região, agradando jovens e adultos que passaram por um longo período sem poder desfrutar destes ambientes pensados especialmente para eles.
As feiras de entretenimento de cosplayers, nerds, geeks e fãs de cultura pop em geral não serve apenas para a interação do público com as atrações e o ambiente, mas se tornam um ponto de encontro de amigos e pessoas com gosto em comum de diversas cidades. Para a cosplayer Carolina Velluto, 30, que mora na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo o UP! ABC foi o momento de rever seus amigos da capital com grupos formados de cosplays de seus heróis em comum.
“Me sinto muito feliz em poder voltar aos eventos depois de muito tempo dentro de casa (…) poder usar meu cosplay, estar com os meus amigos são coisas que me fizeram falta durante a pandemia”. Disse Carolina.
Antes da Covid-19 o público brasileiro, segundo a pesquisa Geek Power, era formado por maioria masculina com 63%, em sua maioria com idades entre 25 e 35 anos e 72% eram solteiros. A maioria dos geeks são de classes mais baixas, com 58% pertencendo as classes C, D e E e 42% das classes A e B e 94% do publico eram consumidores de serviços de streaming, um ano em a NETFLIX estava em alta entre os jovens e adultos.
O avanço geek foi muito importante para a economia do turismo e comércio de mercadorias físicas e digitais. Em 2020 este público foi responsável por gerar R$ 20 bilhões no país, valores somados desde a bilheteria de cinemas e venda de produtos licenciados, valor maior do que orçamentos de alguns Estados brasileiros como o do Espírito Santos.
O retorno de eventos e atividades presenciais neste ano é visto como promissor e se espera que o mercado nerd e geek volte a se aquecer e desperte novamente o interesse de grandes empresas. Para o ano de 2022 não se espera números expressivos de renda e público como foi em 2020, mas será um ano para estudar as possíveis mudanças, anseios e desejos deste público e criar novas prospecções para o próximo ano.
Imagens e texto Por Fabricio Bomjardim