FIA – Touring Car Championship South America
A Touring Car Championship apresentou o seu conceito no ano de 2015, mudando a forma com que se via as corridas de Turismo no cenário internacional, se tornou a plataforma ideal para os programas de Customer Racing. O TCR se tornou bem-sucedido a medida em que o seu teto orçamentário e o envolvimento de marcas mundialmente conhecidas por fãs de esporte a motor e de consumidores da indústria automobilística.
A TCR conta com eventos na Ásia, Europa e em 2021 fez sua estreia na América do Sul, realizando eventos no Brasil, Chile, Uruguai e Argentina. As marcas presentes no Touring Car Championship são similares ao redor do mundo, contando com a presença da Honda, Hyundai, Peugeot e Audi, além de marcas ainda não muito familiares para o público latino americano como o Lynk & Co, uma marca sino-sueca que pertence ao grupo Geely e com a marca subsidiária da espanhola SEAT, o Cupra.
A categoria inicia sua segunda temporada na América do Sul com grandes expectativas de crescimento e maior reconhecimento dos amantes de motorsports da região. Para acelerar a popularização da categoria, no Brasil, a TCR participa de etapas conjuntas com a já consagrada Copa Truck.
No dia 1 de maio, dia do trabalho, o público de interlagos pode conhecer os carros, pilotos e o formato de corrida com a disputa da etapa endurance, a segunda etapa de 2022 contando com a vitórida da dupla argentina Merlo e Pezzini com o carro nº 7, da Lynk & Co, seguido pela dupla brasileira Sperafico e Aizza com o Hyundai Elantra nº 35.
A categoria já faz prospecção para as próximas temporadas em solo sulamericano, com a Toyota anunciando que ira participar da categoria com seu novo Corolla Hatch já apresentado nos EUA e Argentina além de contar com a homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que pode ajudar na atração de novos pilotos e equipes com ambições de participar de outras categorias oficiais no cenário internacional.